O Sindicato Rural de Confresa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), encerrou no dia 20 de junho mais uma importante iniciativa voltada à capacitação de mulheres do município.
O curso de Corte e Costura, com carga horária de 200 horas, formou 10 alunas entre os dias 6 de maio e 20 de junho, e contou com participantes de diferentes perfis: jovens, donas de casa, produtoras rurais e mulheres da terceira idade.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Confresa, Birajá Meireles Capuzzo, o curso foi um verdadeiro sucesso. “É uma satisfação imensa ver mulheres se qualificando, buscando uma nova fonte de renda e se posicionando no mercado de trabalho. Muitas já adquiriram suas máquinas de costura e estão prontas para empreender ou complementar a renda da família”, comemorou.
Para Birajá, o empenho das participantes foi admirável. “Parabenizo todas as alunas pela dedicação e perseverança. Sei que não foi fácil deixar a rotina de casa e os compromissos diários, mas elas fizeram isso com coragem e compromisso. Esse curso foi realizado com muito carinho pelo nosso sindicato, em parceria com o Senar Mato Grosso”, destacou.
O sucesso da iniciativa já garantiu a formação de uma nova turma prevista para o segundo semestre. Birajá também fez questão de agradecer o trabalho da mobilizadora do Senar-MT, Fernanda Toledo, pela dedicação e apoio ao longo de toda a realização do curso.
A capacitação em Corte e Costura é mais uma entre tantas ações que reforçam o papel transformador da educação profissional na vida das mulheres do campo e da cidade, promovendo autonomia, inclusão e geração de renda.