Assessoria Sindicato Rural de Jaciara
O Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com Senar-MT, realizou entre os dias 11 e 13 de março o curso “Classificação de Grãos de Soja e Milho”. A capacitação teve como objetivo qualificar profissionais para atuar na área, abordando tanto a parte teórica quanto a prática.

O instrutor do curso, Gilberto Keres, destacou a importância da capacitação para o mercado agrícola. “O curso abrange toda a parte teórica, incluindo a legislação específica para a soja e o milho. Na parte prática, por exemplo, os alunos utilizam equipamentos apropriados para a classificação, aprendendo a reconhecer os diversos defeitos que podem ser encontrados nos grãos. Além disso, realizamos cálculos de porcentagem e o preenchimento de laudos de classificação”, explicou.
Entre os participantes, o aluno José Roberto Pereira ressaltou os benefícios da capacitação para sua carreira. “Eu escolhi o curso de classificador de grãos porque é uma área que está crescendo bastante. Já trabalho na agricultura há um tempo e queria adquirir mais conhecimento sobre armazenamento, pragas, defeitos nos grãos e outros aspectos importantes. Aprendi muita coisa que eu não sabia, e hoje, quanto mais conhecimento a gente tiver, melhor. O curso foi muito bom, o professor foi muito atencioso, explicava tudo certinho tanto sobre soja quanto sobre milho. Aprendi muito”, afirmou.
A presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, enfatizou a relevância do curso para o setor agrícola local. “Capacitar profissionais na Classificação de Grãos é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio na nossa região. Essa formação qualifica a mão de obra e garante mais eficiência na produção e no armazenamento dos grãos. Essa capacitação visa atendem às necessidades do campo e contribuam para o crescimento do setor”, destacou.