Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Sindicato Rural de Nova Marilândia tem ofertado cursos de capacitação voltados ao reaproveitamento de resíduos de madeira e produção de alimentos naturais para moradores do município e de Santo Afonso. Em um intervalo de dez dias em setembro, foram realizadas quatro ações educacionais na região.
Para a presidente do Sindicato, Ana Maria Callegari Onuma, além de um melhor aproveitamento da matéria-prima produzida nas propriedades rurais, o conhecimento também contribui para uma renda extra. “Quem está na lida do dia a dia passa a conhecer e aprender formas de aproveitar tudo que se produz em suas terras desde o beneficiamento do leite até a manutenção de máquinas, além de poder agregar na renda familiar”, destaca.
Moradores do Assentamento Santo André, no município de Santo Afonso, aprenderam a confeccionar utensílios com resíduos de madeira. Os participantes puderam aprender a identificar tipos de madeira, suas tonalidades, fazer marcações, medidas, texturas e confeccionaram peças como bancos, colher e outras.
O Sindicato Rural também ofertou o treinamento de produção caseira de conservas vegetais e hortaliças, para dez participantes. “Este público aprendeu sobre a importância da higienização tanto do alimento quando do ambiente e utensílios, selecionaram a matéria-prima para sua produção, e todo o processo para produzir conservas de qualidade, molhos de tomate e de pimenta”, explica a presidente.
Ainda durante o mês de setembro, foi concluído o treinamento de panificação artesanal na comunidade Gleba Pompéia, em Nova Marilândia. Para a presidente, as capacitações são uma forma de oferecer ao público urbano, uma nova perspectiva sobre a zona rural. “ O meu olhar para o público urbano vai além de propiciar aprendizagens, é uma maneira também de mostrar a eles que o meio rural é bom é interessante tem um leque vasto de áreas de produção e assim despertar neles a vontade de trabalhar juntos de nós produtores”.
Segurança – Em parceria com a empresa União Avícola, foram realizadas palestras na 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e concluído o treinamento da Norma Regulamentadora – NR 33 – espaço confinado. “A empresa frequentemente busca treinamentos para capacitar seus colaboradores e durante este curso, eles aprenderam a vistoriar e reconhecer locais, medidas de controle de risco, métodos de ventilação e outros”, afirma Ana Maria.
A presidente destacou a parceria de muitos anos entre o Sindicato Rural de Nova Marilândia, além da União Avícola, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretarias de Agricultura e outros.