Foi inaugurada nesta quinta-feira (27/07), nas vésperas do dia em que o Sistema CNA, Federações e Sindicatos Rurais comemoram o “Dia do Produtor Rural”, a nova sede do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte. A nova casa do produtor em Ipiranga do Norte conta com uma área construída de 400 metros quadrados, amplo auditório, uma sala de reuniões, quatro salas de trabalho, banheiros masculino e feminino e espaço gourmet. A estrutura foi construída com recursos vindos de doações dos associados e produtores rurais da região.
A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, dos diretores da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, José Luiz Fidelis. Os presidentes de sindicatos rurais, Sadi José Beledelli (Sorriso) e Álvaro Galvan (Tapurah), produtores rurais, representantes de sindicato rural, entidades representativas do Agro, o prefeito municipal, Orlei Graciele, secretários e legislativo, também prestigiaram a solenidade.
O espaço é dedicado aos produtores rurais do município e região, às capacitações profissionais oferecidas pelo Senar-MT, palestras, reuniões e eventos voltados ao setor produtivo rural.
Na cerimônia, o presidente do Sistema Famato afirmou que a nova Casa é uma demonstração de que o Sindicato Rural de Ipiranga do Norte está sempre ao lado do produtor rural, trabalhando para que o agro mato-grossense seja mais competitivo e sustentável.
“Esse é o legado que a diretoria do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte construiu, esse trabalho coletivo, do sindicato e associados, é um marco para o setor produtivo rural. Onde todo mundo rema na mesma direção, o resultado é sempre positivo e todos colhem os frutos. É assim que vamos transformar Ipiranga do Norte, Mato Grosso e esse país, cada vez mais em um grande produtor de alimentos do mundo”, disse o presidente Vilmondes.
Em sua fala, o superintendente do Senar, José Luiz Fidelis, destacou que a nova sede mostra como o setor agropecuário está unido e focado no desenvolvimento, com base forte, em estrutura, ações efetivas e funcionais. “Esse espaço é sinônimo de modernidade, desenvolvimento, tecnologia, funcionalidade e, principalmente, está no centro das decisões, tendo a visibilidade necessária para a representatividade do produtor”, disse Fidelis.
A presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte, Karine Inês Berna de Souza, disse que é preciso chegar cada vez mais até o produtor rural, ainda mais diante da evolução tecnológica que a agricultura brasileira tem passado nos últimos anos. “Precisamos fortalecer as bases, as nossas raízes, dar estrutura e segurança jurídica aos nossos associados, assim como aos nossos colaboradores. E essa nova casa, a casa do produtor rural, é resultado de muito trabalho, dessa diretoria, dos produtores de Ipiranga e região”, disse Karine.
Do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde participou o diretor, Daniel Shaffer. Da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) participaram Élcio Tirtoni (diretor) e Evandro Thiesen (gerente de Relacionamento e Logística).
O Sindicato Rural de Ipiranga do Norte está localizado na rua das Margaridas esquina com a rua Ouro Preto – centro.