A nova diretoria do Sindicato Rural de Diamantino, composta por 18 produtores rurais, foi empossada em uma cerimônia na noite do dia 27 de abril, no espaço de eventos Aconchego, em Diamantino. O atual presidente José Cazzeta, que foi reeleito para o cargo, assume a instituição por mais três anos. Além da classe produtora rural, o evento foi prestigiado por autoridades locais, amigos e familiares.
A mesa de honra foi composta pelo diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), o vice-prefeito Claudimar Barbacovi e os membros da diretoria do sindicato.
A solenidade iniciou com a apresentação de todos os membros da diretoria e em seguida com o juramento dos eleitos, que foi conduzido pelo presidente reeleito. Após o juramento, o diretor da Famato Vilmondes Tomain empossou a nova diretoria para os próximos três anos (2018/2021).
No discurso de posse, Cazzeta falou sobre o desafio de continuar à frente de uma entidade tão importante para a classe produtora rural. “Eu e minha diretoria temos o compromisso de representar, informar e orientar o produtor rural. O Sindicato Rural de Diamantino, além de representar o setor perante a sociedade, cuida dos interesses institucionais e políticos da entidade. Estamos sempre em alerta nas questões que afligem a atividade agropecuária, portanto vamos juntos construir políticas agrícolas e pecuárias que atendam o produtor rural, sempre promovendo sustentabilidade e rentabilidade das atividades”, disse.
Cazzeta agradeceu os votos de confiança dos produtores que o reelegeram, os membros da diretoria que deixaram o cargo, que não mediram esforços para defender a classe ruralista e a instituição, assim como, os novos membros que aceitaram o desafio de representar o setor no triênio 2018/2021. “Agradeço aos que acreditaram no meu trabalho e são parceiros nas ações do sindicato, sem ajuda de vocês não teríamos ido tão longe. Agradeço aos que deixam o cargo e aos novos que estão entrando para dar continuidade e nos ajudar para trazer mais conquistas ao setor produtivo rural. Não posso esquecer de agradecer os colaboradores do sindicato”, discursou o presidente reeleito.
Cazzeta destacou que o principal objetivo é investir no associado, qualificando-o assim como os colaboradores que trabalham nas propriedades rurais, pelos cursos do Senar-MT. “O Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) será inaugurado nos próximos dias, as obras estão quase concluídas. Com esse reforço da Famato e do Senar teremos condições de aumentar o número de cursos de profissionalização rural, abrir mais oportunidades e sem falar na comodidade e qualidade no atendimento”, contou Cazzeta.
Vilmondes Tomain parabenizou a nova diretoria e disse que a reeleição de José Cazzeta é reflexo da satisfação da maioria dos produtores rurais e reforçou ainda o apoio do Sistema Famato na defesa dos interesses do setor produtivo de Diamantino, dando condições para que o sindicato continue representando o produtor rural da região.
Vilmondes falou sobre o papel de representatividade exercido pelo Sistema Famato, os serviços prestados ao produtor rural pelos técnicos de meio ambiente, pecuária, fundiário, jurídico, tributário e trabalhista. O diretor falou também sobre o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), Contribuição Sindical e outros assuntos de interesse dos produtores.
O vice-prefeito Barbacovi parabenizou a nova diretoria e colocou a Prefeitura Municipal de Diamantino à disposição da entidade e reiterou o compromisso da gestão municipal com o setor agropecuário. “Através da Famato, Senar e o sindicato rural, a população diamantinense tem acesso aos cursos de capacitação, qualificação, promoção social que são oferecidos pelo Sistema Famato e isso agrega valor e desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, disse Barbacovi.