Um dos pólos do agronegócio em Mato Grosso, com uma produção que deve atingir 1,4 milhão de toneladas de grãos na safra 2013/2014, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o município de Primavera do Leste conta com um Sindicato Rural bastante atuante. A entidade empossou sábado (26.04) sua nova diretoria para o triênio 2014/2017, tendo à frente o agropecuarista José Nardes.
Gaúcho, Nardes está em Mato Grosso há mais de 30 anos. Ele já foi por duas vezes vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e presidiu o sindicato por dois mandatos, entre os anos de 2002 e 2008. Para ele, os desafios da nova gestão são muitos. “Principalmente reivindicar melhorias na logística e infraestrutura do Estado, que hoje é o nosso maior gargalo. Queremos reunir os Sindicatos Rurais da região para discutirmos juntos os problemas em comum e unir forças na cobrança da solução. Além, é claro, de continuar defendendo e auxiliando os produtores rurais do nosso município”, destacou Nardes.
Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, o Sindicato Rural de Primavera do Leste tem papel relevante no desenvolvimento do município. “Hoje Primavera do Leste está na vanguarda quando o assunto é agricultura e o sindicato teve papel importante neste desenvolvimento, trabalhando na interlocução entre produtores rurais e sociedade, além de estar sempre presente nas grandes discussões do setor”, afirmou Prado.
O produtor rural Jair Guariento deixou a presidência do sindicato, mas continua na nova diretoria como conselheiro fiscal. “Creio que conseguimos fazer o diferencial durante nossa gestão, profissionalizamos o sindicato e os eventos que realizamos, como a Expoprima. Saímos hoje fortalecidos pois conseguimos cumprir o que nos foi proposto e agora continuaremos trabalhando junto a nova diretoria”, disse Guariento.
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, enalteceu o trabalho dos produtores rurais para a economia brasileira. “Os produtores com muito trabalho e persistência chegaram em Mato Grosso e transformaram a região. É um Brasil que cresce, distribui renda e tem capacidade e eficiência que muitas vezes o Estado não tem”, pontuou o ministro.
Na ocasião, o jornalista do Canal Rural, João Batista Olivi, foi homenageado com o título de cidadão Primaverense, concedido pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. “Fico orgulhoso, pois sempre acompanhei o desenvolvimento do município e deixo um recado: preparem-se para o futuro para continuar à frente”.
O Sindicato Rural de Primavera do Leste, junto com outros 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, a Famato, o Senar-MT e o Imea formam o Sistema Famato. Acesse as redes sociais: www.facebook/sistemafamato e @sistemafamato.
Composição da diretoria do Sindicato Rural de Primavera do Leste – Triênio 2014/2017
Presidente – José Otaviano Ribeiro Nardes
Suplente – César Cleser Leal
Vice-Presidente – Jorge Luiz Borghetti
Suplente – Dirceu Aurélio Milanesi
1º Secretário – Fernando Cadore
Suplente – Nereu Carlos Parmegiani
2º Secretário – Jorge Inácio Schuster
Suplente – Paulo Henrique Quaini
1º Tesoureiro – Jaime Luiz Coradini
Suplente – Ernesto Vasques Júnior
2º Tesoureiro – Marcos Roberto Bravin
Suplente – Ivo Paulo Braun
Conselheiro Fiscal 1 – Jair Guariento
Suplente – Inácio Camilo Ruaro
Conselheiro Fiscal 2 – Rodrigo Borguetti
Suplente – Sérgio Luiz Fava
Conselheiro Fiscal 3 – Andrei Rijkoff
Suplente – Otávio Augusto Battisti Nardes