Na semana passada, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) realizaram treinamento para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso sobre emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). No total, 20 pessoas entre dirigentes e colaboradores participaram do encontro.
Os Sindicatos Rurais estão autorizados pelo governo federal a emitir a DAP, um documento obrigatório para os pequenos produtores acessarem os créditos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), participarem dos programas de habitação rural do governo federal e para adquirirem a aposentadoria rural. Sem a DAP o produtor fica fora dos programas e políticas públicas da agricultura familiar.
Este é o segundo treinamento realizado neste ano para os sindicatos e o terceiro sobre o tema. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, a capacitação é essencial para que os sindicatos possam prestar este serviço com qualidade aos produtores rurais. "Este já o terceiro ano consecutivo que realizados o treinamento sobre a DAP. É uma oportunidade dos sindicatos que já prestam esse serviço e dos que estão começando a fazer, tirar suas dúvidas, melhorando ainda mais o trabalho lá na ponta, que é o atendimento aos produtores rurais", comenta Romanini.
Neste ano, o Núcleo Sindical da Famato ainda realiza cursos sobre Office básico (que será ministrado via Internet), Gestão Financeira e de Eventos, oficina sindical, curso de Gestão do Tempo com Liderança, Mídia Training, Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) e Office Avançado.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).