O pontapé inicial para a realização da feira de agronegócio Parecis SuperAgro foi dado na noite de terça-feira (18) com o lançamento oficial do evento, em Campo Novo do Parecis (380 km de Cuiabá). A feira acontecerá entre os dias 13 e 16 de abril na cidade. Comandado pelo presidente do Sindicato Rural do município, Alex Utida, a solenidade foi prestigiada pelo prefeito Mauro Berft, vereadores, produtores rurais e comunidade em geral.
Dada a largada, a dois meses da feira, agora os organizadores têm a missão de transformar o Parque de Exposições do município em uma das maiores feiras de agronegócio do país. A mega estrutura que já está sendo montada conta com mais de 200 estandes.
Para tanto, os números já estão sendo contabilizados. Um deles é o montante de R$ 60 milhões em negócios realizados na feira de 2013. A expectativa é de superar este valor. Na 7ª edição, a Parecis SuperAgro também vai aumentar o número de parceiros, expositores, visitantes. “Graças ao agronegócio, o PIB nacional deu um saldo positivo nos últimos três anos e sendo Mato Grosso o maior produtor grãos do país é justo que tenhamos uma feira de grande porte no Estado”, disse Utida.
Conforme explica o presidente do Sindicato Rural, todas as novidades tecnológicas que são expostas em feiras como a Agrishow serão expostas na Parecis SuperAgro. “Tudo bem perto dos maiores produtores do mundo”, garantiu.
A expectativa também é de bater o recorde de público. Isto é, espera-se que mais de sete mil pessoas circulem pelos estandes — reunindo não apenas os moradores da cidade, mas também produtores de todo o Mato Grosso e de todo o país.
Um dos objetivos principais da exposição, além de apresentar as novidades tecnológicas de diversas empresas espalhadas em todo o país, é a capacitação como palestras para produtores de manejo, gestão e uma visão global sobre economia. Além de se preocupar com o produtor, o evento também vai oferecer cursos e técnicas para qualificação da mão-de-obra – um dos déficits da agricultura brasileira.
O prefeito da cidade destacou a importância da Parecis SuperAgro para Campo Novo, principalmente pela oportunidade de desenvolvimento da economia local. “A SuperAgro já faz parte do calendário anual da região. Este é o momento que geramos emprego e renda por aqui. Além disso, recebermos visitas de produtores de todo o país que se surpreendem com a beleza dos nossos Chapadões”, destacou o chefe do Executivo municipal.
SOCIAL – A Parecis SuperAgro não é voltada somente aos produtores rurais. Para envolver toda a sociedade são realizados também o Festival do Milho e o Cine Pipoca.
De acordo com Alex Utida é justamente por este motivo que a abertura oficial da feira foi realizada na cidade e tendo como convidados os moradores. Este último oferece cinema gratuito para a população, com distribuição de pipoca. “Antes de levar a proposta Brasil afora queremos o apoio da população de Campo Novo e região. Todas as pessoas que moram nessa região fazem parte do agronegócio e estão sendo convidadas a participarem desse evento”, afirmou Alex.
Vale lembrar que mais de 70% da produção de milho pipoca do Brasil é em Campo Novo do Parecis.
O MUNICÍPIO – Centro de uma grande região, Campo Novo do Parecis com seu eixo rodoviário tem em seu entorno, apenas num raio de 200 km, cultivados anualmente mais de 1,8 milhão de hectares de soja, em torno de 1,0 milhões de hectares em culturas de segunda safra e ainda concentra quatro usinas de açúcar e etanol, que são alimentadas por cerca 80 mil ha de cana de açúcar.