Na próxima semana, a equipe do Núcleo Sindical da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) encerra as visitas aos Sindicatos Rurais de Mato Grosso e fechará 2013 com um saldo de 175 encontros realizados nos 87 sindicatos existentes no Estado. As principais demandas identificadas foram a realização de palestras sobre diversos assuntos do setor, em especial sobre o Código Florestal. No total foram apresentadas 85 palestras durante o ano.
Para fortalecer as ações do Sistema Sindical Rural de Mato Grosso e melhorar ainda mais a comunicação com os sindicatos rurais e os produtores, em fevereiro deste ano a Famato reestruturou seu Núcleo Sindical, voltado exclusivamente para tratar dos assuntos do sistema sindical. O presidente da Famato, Rui Prado, explica que por meio deste núcleo, a entidade conseguiu acompanhar mais de perto as demandas dos Sindicatos Rurais e atuar mais agilmente para garantir melhor representatividade do setor junto aos produtores rurais. "Pela primeira vez a Famato esteve em cada um dos 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, levando orientações, identificando suas necessidades e auxiliando-os principalmente nas questões administrativas e burocráticas, que ainda são as principais dificuldades dos sindicatos", destaca Prado.
Ao longo do ano, os analistas do núcleo estiverem ao menos duas vezes em cada sindicato do Estado. "Além disso, prestamos serviços como assessoramento no processo eleitoral, capacitação de colaboradores e dirigentes, identificação de novas demandas de serviços e disseminação de informações estratégicas do setor", frisa a analista sindical Diana Maia.
Treinamentos – Com o objetivo de capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para que os Sindicatos Rurais prestem um serviço de qualidade aos produtores, a Famato, por meio do Núcleo Sindical, realizou neste ano três treinamentos: Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), Obrigações Legais e Rotinas Administrativas e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Ao todo, 228 pessoas participaram destes treinamentos. "Para o próximo ano, nossa meta é intensificar os treinamentos, preparando cada vez mais dirigentes e colaboradores para exercer suas funções dentro do sindicato com mais excelência. Assim, os sindicatos poderão prestar um melhor serviço aos produtores rurais de Mato Grosso", afirma o analista sindical Ted Andrey.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe nossas redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.