O Sindicato Rural de Porto Estrela realizou, no último final de semana, o 1º Dia do Homem do Campo, que contou com palestras, fórum sindical, shows regionais e exposição de produtos agropecuários. Na programação, também ocorreu, na sexta-feira (18.10), a posse da nova diretoria do sindicato e inauguração da sede própria da entidade. O atual presidente, Rui de Faria, continua à frente no triênio 2013/2016. Porto Estrela tem a pecuária como principal atividade econômica, com rebanho superior a 100 mil cabeças de gado, segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). O cultivo de cana-de-açúcar também se destaca, sendo produzidos 6 mil toneladas em 2011, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Porto Estrela, uma das metas de seu primeiro mandato, que era a aquisição de uma sede própria e para o sindicato, foi alcançada. “Agora temos um lugar maior, onde poderemos atender melhor nossos associados, realizar eventos e cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Pretendemos trabalhar para chegar a 100 sócios até janeiro de 2014 e melhorar os nossos serviços, o que será possível com a estrutura da nova sede”, frisou Faria.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, destacou que o Sindicato Rural de Porto Estrela é um dos mais ativos do Estado, sempre ligado às discussões importantes do setor. “É um sindicato que valoriza o produtor rural e se preocupa em estar sempre participando dos debates que envolvem a agropecuária”, afirmou Prado.
Eventos paralelos – Além da posse da nova diretoria e da inauguração do Sindicato Rural de Porto Estrela, o 1º Encontro do Homem do Campo contou com palestras da equipe do Núcleo Técnico da Famato. Os assuntos em debate foram as questões fundiárias, o novo Código Florestal e também sobre a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite).
Além disso, foi realizado o Fórum Permanente dos Sindicatos Rurais da Região Sudoeste, formado pelos sindicatos de Cáceres, Mirassol D´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Rio Branco, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Porto Estrela. Foram discutidos assuntos como defesa sanitária animal e vegetal em regiões de fronteira e parcerias entre Sindicatos Rurais e prefeituras. “Este fórum tem como objetivo discutir os assuntos pertinentes aos sindicatos da nossa região, que faz fronteira com a Bolívia. Nos reunimos para traçar estratégias e ações para alavancar o desenvolvimento e a produção da região”, explica o presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, presidente da Região III da Famato e presidente do Fórum, Alessandro Casado.
O Sindicato Rural de Porto Estrela e outros 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, a Famato, o Senar-MT e o Imea formam o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo Twitter (@sistemafamato).
Composição da diretoria do Sindicato Rural de Porto Estrela – Triênio 2013/2016
Diretoria
Presidente – Rui de Faria;
Vice-presidente – Arnaldo José Brilhadori;
1º Secretário – Nicola André Neto;
2º Secretário – Rafael de Andrade Carvalho Rossetti;
1º Tesoureiro – Fábio Valtrick Branco;
2º Tesoureiro – Altivani Ramos Lacerda Filho
Suplentes
1º Nilton Luiz de Lima;
2º João Álvaro Junqueira Filho;
3º Terezinha Pereira da Silva;
4º Roger de Faria;
5º João Galbeiro;
6º Natalino Vergas.
Conselho Fiscal
1º Albino Galbeiro;
2º José Carlos Ribeiro;
3º Orivaldo Victor de Oliveira.
Suplentes do Conselho Fiscal
1º Denisson Pedroso Brilhadori;
2º Salvador Cardoso
3º Ivan dos Santos Rodrigues