Tomou posse na terça-feira (17.09) a primeira diretoria eleita do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte, fundado em março deste ano. O município, de apenas 13 anos de emancipação, tem forte tradição na agricultura. Na safra 2012/2013 foram produzidas 724 mil toneladas de soja, 799 mil t de milho e 26 mil t de algodão, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Ipiranga do Norte também é conhecida nacionalmente pela realização de um dos maiores protestos do setor produtivo brasileiro, o “Grito do Ipiranga”, em 2006. A crise que assolou o setor naquele ano motivou a realização do movimento que deixou a cidade e o norte de Mato Grosso isolados do restante do Estado e do país por vários dias, quando os produtores bloquearam parcialmente a BR 163 em protesto à crise. O movimento que teve a adesão de produtores, empresários e assentados, ganhou projeção estadual e teve adesão nacional.
De acordo com o presidente empossado do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte, Valcir Batista Gueno, discutir os desafios e somar esforços para o desenvolvimento da agropecuária do município é um dos objetivos da diretoria. “Já demos exemplo de união com o Grito do Ipiranga. Agora, sentimos a necessidade de nos organizar em um sindicato para defender a nossa categoria e o desenvolvimento da agricultura, que é a principal atividade econômica do município, gerando emprego e renda”, destaca Gueno.
Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, é um orgulho para o Sistema Famato contar com um sindicato em Ipiranga do Norte, que tem grande importância para a agropecuária de Mato Grosso. “Precisamos de pessoas dispostas a trabalhar pelo sindicato e o agronegócio do Estado. Ipiranga já fez história em 2006 com o Grito do Ipiranga, agora com a união em sindicato, tenho certeza de que fará muito mais pelos produtores rurais deste munícipio”, afirma Prado.
Também estiveram presentes na cerimônia de posse do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte o diretor administrativo e financeiro da Famato, Nelson Piccoli, o vice-presidente da Região II da Famato e presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Silvésio de Oliveira, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Leonildo Barei e o presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, Claudio Bratz.
O Sindicato Rural de Ipiranga do Norte e outros 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, junto com a Famato, o Senar-MT e o Imea formam o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).
Composição da diretoria do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte:
Diretoria
Presidente: Valcir Batista Gheno
Vice Presidente: Andre Alcides Simon
1º Secretario: Valmir Gatto
2º Secretario: Ivan Cossul
1º Tesoureiro: Marcio Ferreira Lopes
2º Tesoureiro: Luiz Gaziero
Suplentes da diretoria
1º Suplente da Diretoria: Ademir José Rosa
2º Suplente da Diretoria: Alexandre Gaziero
3° Suplente da Diretoria: Leonir Gatto
4° Suplente da Diretoria: Giovani Diomar Presser
5º Suplente da Diretoria: Clovis Augusto Simon
6º Suplente da Diretoria: Jeferson Milanez Bif
Conselho Fiscal Efetivo
Arli Zanatta
João Romeu Dilly
Paulo Cristovão Bavaresco
Conselho Fiscal Suplente
Alex Augusto Simon
Ari Luiz Zanatta
Roberto Henrique Bogorne Neto