Linha do Tempo

1965

Fundação

Carta Sindical

No dia 16 de dezembro de 1965, por meio de uma Carta Sindical, a Farmato (Federação das Associações Rurais de Mato Grosso) – formada por 26 Associações Rurais, foi transformada em Federação da Agricultura do estado de Mato Grosso (FAMATO).

1973

Criação SENAR

Senar

O anteprojeto de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão responsável pela formação profissional no campo, é apresentado na CNA.

1994

Vinculação ao Sistema Famato

Senar Mato Grosso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) passa a ser uma entidade vinculada a Famato, com sede na federação.

1995

Criação

Frente Parlamentar da Agropecuária

Com o apoio da Famato, surge no Congresso Nacional a Frente Parlamentar da Agropecuária.

1998

Sede própria

Famato

Em 17 de setembro, a Famato inaugura sede própria no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá. O departamento do Imea é criado pela Famato.

2005

Sede própria

Senar-MT

16 de dezembro é lançada a pedra fundamental da sede própria do Senar-MT. A Famato organiza a 1ª Bienal de Negócios da Agricultura.

2006

Criação

FACS e FABOV

A Famato lidera a criação do FACS e do FABOV, fundos de apoio à cultura de soja e a pecuária, respectivamente.

2008

Sede nova

Senar-MT e Imea

29 de maio, o Senar-MT inaugura nova sede, em frente ao edifício Famato, no Centro Político Administrativo de Cuiabá. O Imea se torna uma entidade vinculada a federação.

2015

50 anos

Famato

16 de dezembro, a Famato comemora 50 anos de história, caminhando junto com o desenvolvimento do agronegócio e o crescimento econômico e social de Mato Grosso.

2016

Criação

AgriHub

É criado o AgriHub, uma rede que busca levar inovação a agricultura e pecuária, melhorando o ajuste da tecnologia ao campo.

2019

1º Hub de Inovação

AgriHub Space

4 de dezembro é a abertura do AgriHub Space, o 1º hub de inovação do agronegócio, com sede no prédio da Famato. Iniciativa inédita no estado.

2020

Representatividade

Expansão

Atualmente são 93 Sindicatos Rurais espalhados por Mato Grosso, cuja missão é defender os direitos, reivindicações e interesses do produtor rural, independentemente do tamanho da sua propriedade ou do ramo de atividade. Está em construção do Centro de Excelência em Integração Lavoura-Pecuária e Floresta no município de Tangará da Serra (MT).