A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou, entre os dias 3 e 5 de março, da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada em São Paulo. O encontro reuniu representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do mercado de trabalho, da inclusão produtiva e do desenvolvimento sustentável no país.
Representando o setor produtivo rural, estiveram presentes a presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, e a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Marina Hinobu. A participação reforçou a importância de inserir o campo nas discussões sobre emprego, qualificação profissional, proteção social e modernização das relações de trabalho.

“Participar de um evento como este é fundamental para dar voz à comunidade rural e mostrar que o campo também precisa estar no centro das discussões sobre trabalho, qualificação e desenvolvimento. Esses debates são importantes para garantir mais oportunidades, inclusão e melhores condições para quem vive e produz no meio rural”, destacou Juliana Bortolini, presidente do Sindicato Rural de Jaciara.
De caráter democrático, tripartite e paritário, a II CNT promoveu debates em torno de quatro eixos temáticos: relações de trabalho, negociação coletiva e segurança jurídica; mercado e futuro do trabalho; políticas públicas de emprego, trabalho e renda; e proteção social e inclusão produtiva. Ao longo da programação, especialistas e representantes institucionais discutiram diagnósticos, propostas e estratégias para a construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do emprego e à ampliação da proteção social diante das transformações econômicas e tecnológicas.
Marina Hinobu participou das discussões relacionadas ao eixo de relações de trabalho, com foco em negociação coletiva e segurança jurídica, temas considerados estratégicos para a construção de um ambiente laboral mais equilibrado e estável. “A discussão sobre relações de trabalho precisa considerar a realidade de cada setor e valorizar o diálogo como instrumento de construção de soluções”, destaca.
Ao final da conferência, foram votadas propostas consolidadas a partir das etapas estaduais realizadas em todo o país. Entre os pontos aprovados, estiveram medidas voltadas ao fortalecimento das relações de trabalho, da negociação coletiva e da segurança jurídica, além da ampliação das políticas de qualificação profissional, da promoção da inclusão produtiva e do aperfeiçoamento de instrumentos de proteção social.

A conferência também reafirmou a importância do diálogo social, da atualização do sistema sindical e da adoção de boas práticas de mediação para a prevenção e solução de conflitos trabalhistas. Para a Famato, a participação no evento representou mais uma oportunidade de contribuir com o debate nacional e de defender pautas relevantes para o setor produtivo rural.