O novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Cuiabá, já iniciou o atendimento. Instalado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), no espaço do AgriHub, o local oferece atendimento direto a produtores, cooperativas, agroindústrias e empresas interessadas em acessar o mercado internacional.
“Já estamos de portas abertas e prontos para apoiar os setores produtivos do estado. Queremos ampliar o potencial do Mato Grosso e fortalecer sua presença no comércio global”, afirma Jurandy Júnior, representante regional da ApexBrasil no estado.
A unidade foi criada para descentralizar o acesso aos serviços de promoção comercial, inteligência de mercado, certificações e atração de investimentos, especialmente para pequenos e médios produtores, historicamente mais distantes das estruturas federais de apoio à exportação.
Com o início dos atendimentos, produtores podem buscar orientação sobre exigências de mercado, estratégias de internacionalização, preparação para feiras e rodadas de negócios, além de suporte na conexão com compradores internacionais, em articulação com os adidos agrícolas do Ministério da Agricultura.

Durante a inauguração, a ApexBrasil também firmou três convênios com entidades de cadeias estratégicas do agro brasileiro, que somam R$ 42,62 milhões em ações voltadas à promoção internacional do algodão (Abrapa), etanol de milho (Unem) e feijões e pulses (Ibrafe). Os recursos vão financiar campanhas de imagem, estudos de mercado, capacitações e ações de prospecção internacional.
Embora o agronegócio seja o carro-chefe das exportações estaduais, a ApexBrasil quer fomentar outros segmentos produtivos com potencial de internacionalização. O estado tem oportunidades em cadeias como mel, café especial e manejo florestal, este último com ações que, em 2024, geraram mais de R$ 30 milhões em expectativa de negócios.
“A Apex atua com mais de 55 setores econômicos no Brasil. Não se trata apenas de fortalecer o agro, mas de diversificar a base exportadora e atrair novos investimentos para o estado”, reforça o representante regional.
Para o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, o início das operações do escritório representa um marco para a economia do estado. “Com o escritório da Apex em funcionamento aqui na Famato, os produtores têm acesso direto a ferramentas que antes estavam concentradas em Brasília. Isso aproxima o agro mato-grossense das oportunidades globais”, afirmou.
A expectativa da ApexBrasil é ampliar a competitividade das empresas locais e acelerar a inserção de cadeias produtivas do estado em mercados estratégicos por meio de inteligência, capacitação e promoção comercial.

A ApexBrasil é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e, em Mato Grosso, conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de sua rede de adidos agrícolas e articulação com entidades do setor produtivo. Essa integração reforça a atuação estratégica da agência no estado, ampliando o alcance das ações de promoção comercial e internacionalização.