A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, nesta sexta-feira (05/09), a visita de Iago Camilo de Sousa, advogado internacional e consultor em propriedade intelectual da Equasia Law, escritório com atuação em Xangai, na China. O encontro foi conduzido pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain, que recebeu o convidado ao lado dos diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), do consultor jurídico, Rodrigo Bressane, e do coordenador de Inteligência de Mercado do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Rodrigo Silva.
O presidente da Famato destacou a importância de abrir portas para novas parcerias internacionais e fortalecer o diálogo com especialistas em diferentes áreas. “A presença do consultor Iago aqui na Casa da Família Rural é mais uma demonstração de que o agro brasileiro desperta interesse e respeito no cenário internacional. Temos orgulho em mostrar o que Mato Grosso produz, mas também em evidenciar que somos protagonistas na preservação e conservação ambiental e na geração de soluções inovadoras para o mundo”, afirmou Vilmondes Tomain.
Durante a reunião, Rodrigo Silva apresentou a estrutura do Sistema Famato, formado pela Famato, Imea, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), AgriHub e os 95 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Ele também compartilhou dados estratégicos do agronegócio mato-grossense e brasileiro, destacando que o Brasil responde por 23% do PIB nacional através do agronegócio. Mato Grosso, por sua vez, é o estado com maior participação do agronegócio no PIB 56,2% de sua economia e ocupa posição de destaque no cenário brasileiro e mundial com a produção de soja, milho, algodão e carne bovina. Outro destaque foi o de área preservada, com 40,5% do território estadual mantido intacto pelos produtores rurais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Em sua fala, o advogado internacional ressaltou a relevância do encontro e a oportunidade de aproximar ainda mais Brasil e China em torno do agronegócio. “Foi uma experiência enriquecedora conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Sistema Famato e a grandiosidade do setor produtivo mato-grossense. Acredito que a troca de informações é essencial para criarmos pontes entre diferentes mercados e abrirmos caminhos para novas oportunidades, especialmente nas áreas de comércio, inovação e propriedade intelectual”, destacou Iago Camilo.