Os membros da Missão Técnica Internacional promovida pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) visitaram nesta quarta-feira (27/08), em Malta, Illinois, nos Estados Unidos, a Syngenta, um dos principais centros de pesquisa, inovação e desenvolvimento do setor agrícola no mundo. A programação integra o roteiro da comitiva formada por produtores de sementes, representantes do setor produtivo e lideranças políticas, que busca ampliar conhecimentos e aproximar novas tecnologias da realidade brasileira.
Durante a visita, os participantes tiveram acesso a informações sobre projetos voltados à elevação da produtividade e ao uso sustentável dos recursos naturais, com destaque para tecnologias aplicadas ao manejo de culturas e soluções que unem eficiência e responsabilidade ambiental.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, que participa da missão a convite da Aprosmat, ressaltou a relevância do intercâmbio de informações com empresas e instituições referências em tecnologias de ponta. “Estar na Syngenta nos permitiu ver de perto tecnologias que podem transformar desafios em oportunidades para a agricultura mato-grossense. Levar esse conhecimento para o nosso estado é estratégico, porque fortalece a capacidade dos produtores de continuarem liderando a produção de grãos no Brasil, com inovação e competitividade”, destacou.

O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, disse que participar desta missão é uma oportunidade valiosa para Mato Grosso. “Ao conhecer de perto centros de excelência como a Syngenta, reforçamos nossa visão de que o desenvolvimento econômico do estado passa, necessariamente, pela inovação e pela sustentabilidade no campo. Essa experiência nos permite aproximar tecnologias da realidade dos nossos produtores e fortalece a competitividade de Mato Grosso no cenário mundial”.
Para o diretor da Aprosmat, Oribel Silva, a experiência foi enriquecedora. “Foi uma oportunidade de conhecer de perto tecnologias e soluções que contribuem diretamente para o avanço da produtividade e da sustentabilidade no campo”, afirmou.