A missão internacional organizada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) visitou, nesta terça-feira (26/08), a Stine Seed Company, nos Estados Unidos. A empresa familiar, liderada por Harry Stine, detém o maior banco de germoplasma do mundo e realiza mais de 1 milhão de cruzamentos anuais para o melhoramento das culturas de soja e milho. Atualmente, a cada três hectares de soja plantados no país, dois utilizam genética desenvolvida pela Stine.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, integra a missão internacional realizada nos Estados Unidos, que reúne 34 membros, entre produtores de sementes, parlamentares e representantes do setor produtivo.

Vilmondes Tomain destacou a relevância da visita para o setor agrícola de Mato Grosso. “O nosso estado é líder na produção de soja e milho, e conhecer de perto a experiência de uma empresa familiar que se tornou referência mundial em genética é extremamente importante. A Stine mostra que a inovação pode nascer de estruturas familiares e alcançar o mundo. Assim como a Stine nasceu e cresceu como uma empresa de família, a Famato é a Casa da Família Rural e trabalha para que nossos produtores sigam fortes, unidos e preparados para os desafios do campo. Essa troca de conhecimento é fundamental para que possamos continuar avançando e fortalecendo o setor produtivo mato-grossense”, afirmou.