Com os pés na arena e emoção na voz, o presidente do Sindicato Rural de Juína, José Lino Geraldo Martins Rodrigue, abriu oficialmente, na noite de quinta-feira (7/08), a tradicional ExpoJuína 2025, a feira agropecuária mais aguardada da região noroeste de Mato Grosso. O evento, que teve início no dia 5 e segue até 10 de agosto no Parque de Exposições, reúne tecnologia, negócios, cultura e entretenimento em uma programação que valoriza o agronegócio local e estadual.
A abertura contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, e do vice-presidente Amarildo Merotti. Para Vilmondes, a ExpoJuína vai além da festa. “Desde 1985, esta feira movimenta a cidade, fomenta a economia, gera emprego e renda, traz inovação para o setor produtivo e melhora a vida das pessoas. É um exemplo de como o agro transforma realidades”.
O presidente José Lino agradeceu o apoio de colaboradores, patrocinadores e parceiros, e destacou a importância do trabalho coletivo. “É gratificante ver um ano inteiro, 365 dias, de dedicação sendo celebrado no sorriso dos produtores, produtoras e visitantes que lotam o parque. Esta feira é feita com o coração”.
Durante a programação, o público poderá acompanhar o rodeio profissional com premiação, shows nacionais, provas esportivas como Três Tambores, Laço em Dupla e Laço Comprido, além de sorteios e diversas atrações para a comunidade.
Reforçando o compromisso com o desenvolvimento da agropecuária regional, o Senar-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Juína, realiza durante a feira oficinas práticas e a Vitrine da Carne, com cortes e preparo de carne suína, bovina e cozinha pantaneira, além de oficinas de beneficiamento de hambúrguer, leite, queijo, requeijão, peixe e frango. As capacitações são ministradas por instrutores credenciados e voltadas ao público da feira, gratuitamente.
O Sistema Famato também montou um estande institucional para receber produtores rurais e suas famílias, diretores, presidentes de sindicatos, autoridades e visitantes. O espaço promove a troca de experiências, atendimento e orientações sobre o funcionamento das casas que compõem o Sistema: Famato, Senar-MT, Imea e AgriHub.
A abertura da feira foi prestigiada pelos presidentes dos Sindicatos Rurais Marcelo Fontanelle (Porto dos Gaúchos), Ângelo Lunardelli (Cotriguaçu), Douglas Rossetto (Aripuanã) e Arnaldo José Brilhadori (Porto Estrela).
Na sexta-feira (8/08), o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, também esteve presente na ExpoJuína, acompanhando as ações e reforçando a importância da capacitação e qualificação no campo. Já no sábado (9/08), a feira recebeu o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, e o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, que visitaram o estande institucional, conversaram com produtores e destacaram o papel do Sistema Famato na defesa e no fortalecimento do setor produtivo rural.