O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, recebeu nesta segunda-feira (28/07) a visita institucional do procurador de Justiça do Ministério Público Estadual (MPMT), Mauro Curvo. O encontro reforçou o compromisso das duas instituições com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população e ao desenvolvimento sustentável do estado.
Durante a reunião, foram debatidos temas de grande relevância, como o potencial do setor agropecuário mato-grossense, os impactos sociais e econômicos do chamado “tarifaço” imposto recentemente pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil e a importância de manter um diálogo constante entre as instituições em prol da sociedade.
Mauro Curvo apresentou o projeto “Diálogos com a Sociedade”, iniciativa do MPMT que tem como foco ampliar o debate sobre questões sociais com a população, promovendo a escuta ativa e a participação cidadã. O procurador destacou que a aproximação com entidades como a Famato é essencial para fortalecer ações conjuntas em benefício das comunidades.
“Estar aqui na Famato foi uma experiência enriquecedora. Fiquei impressionado com o impacto social dos programas desenvolvidos pelo Sistema, especialmente o Mutirão Rural, Cine Senar e o Saúde em Campo. Esses projetos demonstram sensibilidade com as reais necessidades das comunidades rurais. O Ministério Público tem buscado se aproximar da sociedade com iniciativas como o ‘Diálogos com a Sociedade’, e ver que outras instituições também estão comprometidas com o bem comum é extremamente motivador. Espero que esse encontro seja o início de uma parceria duradoura em prol da população mato-grossense”, disse Mauro Curvo.
Ao conhecer os projetos desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), braço educacional e social do Sistema Famato, Curvo se mostrou impressionado com a abrangência e o impacto das ações. O presidente Vilmondes Tomain compartilhou os resultados do Mutirão Rural, que no primeiro semestre de 2025 passou por 59 municípios em 101 dias, realizando mais de 9 mil atendimentos oftalmológicos, entregando 7.310 óculos, além de quase 10 mil atendimentos de enfermagem e mais de 2.500 em odontologia.
Outro destaque apresentado foi o programa Saúde em Campo, que leva atendimento diretamente às propriedades rurais por meio de visitas domiciliares, promovendo cuidados de saúde aos produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), seus trabalhadores e familiares. Segundo Vilmondes, o compromisso do sistema é estar presente onde o poder público, muitas vezes, ainda não consegue chegar.
“Foi uma grande satisfação receber o procurador Mauro Curvo na Famato. Essa visita reforça a importância do diálogo institucional e mostra que, quando unimos forças, conseguimos ampliar nosso alcance social. O MP tem um papel fundamental na defesa dos direitos da população, e nós, como representantes do setor produtivo, temos buscado contribuir com ações que levem dignidade, saúde e cidadania para o campo”, finalizou Vilmondes.