A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), realizou nesta quinta-feira (24) a Reunião de Alinhamento do Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (SIAPP/MT), com foco em orientações práticas e esclarecimento de dúvidas sobre a operacionalização do serviço.
O encontro aconteceu no auditório da Famato e também contou com transmissão on-line, possibilitando a participação de representantes e interessados de diversas regiões do estado.
A reunião contou com a palestra de Camila Caexeta, coordenadora de Agroindústria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT), que apresentou pontos técnicos e regulatórios do SIAPP/MT, além de destacar os requisitos necessários para o funcionamento das agroindústrias de pequeno porte.
O SIAPP/MT é um sistema de registro, inspeção e fiscalização de agroindústrias de pequeno porte que produzem produtos de origem animal para comercialização estadual. Ele permite que essas agroindústrias obtenham um registro que as habilita a vender seus produtos em todo o estado, impulsionando a agricultura familiar e o desenvolvimento rural em Mato Grosso.
Durante o evento, Marcos Carvalho, analista de pecuária da Famato, reforçou o papel da entidade no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor. Segundo Carvalho, o DNA da Famato está no desenvolvimento de ações que beneficiam o campo. Ele destacou a parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF/MT) e o Senar, que oferece Assistência Técnica e Gerencial aos produtores de pequeno porte, especialmente aqueles que desejam legalizar seus produtos artesanais.
“O SIAPP é o serviço de inspeção agroindustrial de pequeno porte, que possibilita aos produtores legalizar seus produtos artesanais, obter o selo de registro e vender com maior segurança e valor agregado”, afirmou Carvalho. Ele ressaltou ainda que essa iniciativa fomenta a economia local, promove a segurança alimentar e gera ganhos para toda a sociedade, consolidando o papel da Famato no desenvolvimento rural.

O evento também foi uma oportunidade para pequenos produtores que buscam a certificação ampliarem seus conhecimentos sobre o processo de registro. É o caso de Cícero Francisco de Souza, produtor de derivados do leite no município de Poconé. Ele participou da reunião com o objetivo de avançar no processo de formalização e ampliar a comercialização dos seus produtos.
“A palestra de hoje foi muito boa, principalmente para mim, que estou buscando esse registro do SIAPP para poder ampliar as vendas e colocar os produtos no mercado em todo o estado”, afirmou.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso contribui para auxiliar os produtores por meio da atuação da Assistência Técnica e Gerencial, que oferece orientação e suporte para garantir a certificação estadual.
Bruno Faria, gerente da ATeG do Senar/MT, destacou que o novo modelo do SIAPP visa ajudar os produtores a produzir com qualidade, dentro da legalidade, facilitando o acesso ao mercado.
“O Senar entra para reforçar a importância de uma assistência técnica de qualidade e de contato mais próximo com os produtores, buscando oferecer esse suporte de forma credenciada dentro de Mato Grosso”, afirmou.