Em agenda pelo norte de Mato Grosso, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, visitou nesta quinta-feira (24/07) o município de Carlinda, acompanhado dos diretores Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), além do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Marcelo Lupatini. A comitiva esteve no Parque de Exposições, onde está montada a estrutura da 19ª Feira do Agricultor, que acontece de 24 a 27 de julho, e também participou de uma reunião no Sindicato Rural do município.
A Feira do Agricultor é uma realização da Prefeitura de Carlinda, com apoio da Câmara de Vereadores, do Sindicato Rural de Carlinda, patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e de outros parceiros.
O presidente do Sindicato Rural de Carlinda, Nelson Obuti, agradeceu a visita da diretoria da Famato e do Senar-MT, enfatizando o valor do encontro. “A presença da diretoria reforça nosso vínculo com o sistema, fortalece o sindicato, valoriza nossas lideranças e nos dá ânimo para continuar trabalhando em prol do produtor rural. Recebê-los aqui é uma honra e uma oportunidade de diálogo direto com quem está no comando das decisões estratégicas do setor”, afirmou Obuti.
Durante a visita, a diretoria da Famato se reuniu com o presidente do Sindicato Rural de Carlinda, Nelson Obuti, que também é vice-presidente da Regional II da Famato, além do prefeito Fernando de Oliveira Ribeiro, vereadores e os presidentes dos Sindicatos Rurais de Alta Floresta, Walmir Coco, e de Apiacás, Vanderlei Garcia. A pauta do encontro incluiu as demandas do setor produtivo da região, os cursos e treinamentos oferecidos pelo Senar-MT, a realização da feira e a troca de experiências entre as lideranças.
Para o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, a visita reforça a missão da Federação de estar próxima de suas bases. “É muito bom estar com os produtores, ouvir deles as dores e as necessidades. A partir desse contato, conseguimos intermediar políticas públicas que atendam, de fato, à realidade do campo. A Famato é a Casa da Família Rural e é parceira no fortalecimento das nossas bases, que são os sindicatos, o verdadeiro braço do sistema”, destacou.