O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou nesta semana da Reunião Ordinária do Conselho Diretor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), realizada na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Na ocasião, o governo apresentou o Relatório de Gestão – janeiro de 2023 a junho de 2025, que detalhou os investimentos e obras executadas com recursos do fundo.
O relatório aponta que, no período, foram investidos R$ 10,13 bilhões, sendo R$ 6,09 bilhões provenientes do Fethab. Entre os principais resultados estão a execução de 3.373 km de asfalto novo, a restauração de 1.263 km de rodovias, a construção de 68 pontes de concreto, além da manutenção de 36,5 mil km de estradas pavimentadas e não pavimentadas. Também foram apresentadas informações sobre concessões rodoviárias, que somam 1.942 km, e o andamento das obras ferroviárias, com 743 km de extensão autorizada.
Representando mais de 33 mil produtores rurais de Mato Grosso, Tomain ressaltou a importância da transparência na aplicação dos recursos. “É fundamental que o setor produtivo tenha acesso a essas informações, já que as obras de infraestrutura impactam diretamente o escoamento da produção agropecuária”, destacou.

Financiado por contribuições recolhidas sobre a produção e comercialização de diversos produtos agropecuários, o Fethab foi criado para custear obras e serviços de infraestrutura, como transporte e habitação, além de fomentar o desenvolvimento da agricultura e da pecuária em Mato Grosso.
Também estiveram presentes na reunião o 2º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti; o diretor Financeiro do Senar/MT, Allan Paulino; e o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer.