O Sistema Famato marcou presença na Expolândia 2025 com ações que reforçam seu compromisso com o desenvolvimento do campo. Por meio da Casa da Família Rural, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) levaram oficinas gratuitas, orientação técnica e atendimento direto ao produtor rural durante os quatro dias da feira, realizada no Parque de Exposições de Marcelândia, de 9 a 12 de julho. Além de movimentar a economia local, a Expolândia promoveu conhecimento, oportunidades e integração com a comunidade rural, consolidando-se como uma das maiores feiras agropecuárias da região.
Na manhã de sábado (12), o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, esteve no estande da entidade para um café da manhã com produtores rurais e lideranças locais. Ele estava acompanhado do diretor Administrativo e Financeiro Robson Marques, do superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, do gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno de Faria, e do vice-presidente da Regional II da Famato e presidente do Sindicato Rural de Carlinda, Nelson Obuti. O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sindicato Rural de Marcelândia, Marcelo Cordeiro, anfitrião da Expolândia.
Durante o café da manhã, o presidente e os demais representantes do Sistema Famato conversaram com os produtores, ouviram demandas, trocaram experiências e reforçaram a importância da presença do sistema próxima da realidade do campo.
O presidente Vilmondes Tomain destacou a relevância da participação do Sistema Famato em eventos como a Expolândia, que aproximam o setor produtivo das soluções e dos debates que transformam o setor. “A força do agro está nas pessoas. Estar aqui, conversar com os produtores, ouvir suas demandas e trocar experiências é o que fortalece o nosso trabalho e impulsiona o setor produtivo. Esse contato direto com quem vive o dia a dia no campo nos permite construir soluções mais eficazes e alinhadas com a realidade. Parabenizo o Sindicato Rural de Marcelândia, na pessoa do presidente Marcelo, pela organização da feira e reafirmo que o Sistema Famato segue firme no compromisso de apoiar o produtor rural com conhecimento, inovação e presença no campo”, pontuou Tomain.
Promovida pelo Sindicato Rural e pela Prefeitura de Marcelândia, com apoio de diversos parceiros e patrocínio do Senar-MT, a feira reuniu milhares de visitantes em uma programação diversificada, com shows musicais, oficinas práticas e oportunidades de negócios voltadas ao setor agropecuário.
Uma das atrações foram as oficinas de desossa de frango e leitão, realizadas gratuitamente pelo Senar-MT, com carga horária de quatro horas, no anexo do estande da entidade. As capacitações foram voltadas à comunidade local e aos produtores, oferecendo aprendizado técnico aplicável à realidade rural.
Para o presidente do Sindicato Rural de Marcelândia, Marcelo Cordeiro, a feira superou as expectativas e cumpriu seu papel de promover o agro com informação e valorização da produção local. “A Expolândia é mais que entretenimento. É um evento que fortalece a economia do município, capacita e orienta o homem do campo. As oficinas gratuitas oferecidas pelo Senar-MT foram um sucesso e atenderam toda a comunidade. Agradeço ao Sistema Famato por estar conosco nessa jornada e contribuir diretamente para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Cordeiro.
Durante a visita, a comitiva também conheceu o Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) do Senar-MT, que está em fase final de construção em Marcelândia. O espaço será inaugurado em breve e vai ampliar ainda mais as oportunidades de formação profissional no município, consolidando a região como referência em qualificação rural.
Mutirão Rural – E a agenda de ações do Sistema Famato/Senar em Marcelândia continua. Nos dias 14 e 15 de julho, será realizado o Mutirão Rural, iniciativa que leva serviços gratuitos de saúde e cidadania ao meio rural. No dia 14/07, os atendimentos ocorrerão na comunidade de Analândia (na praça), e no dia 15/07, no município de Marcelândia. Serão oferecidos atendimentos oftalmológicos, odontológicos e de enfermagem (aferição de pressão, glicemia e IMC), além da entrega de óculos para quem necessitar após a consulta oftalmológica. Os atendimentos são por ordem de chegada, com distribuição de senhas, limitados a 80 consultas oftalmológicas e 20 odontológicas por localidade.