A 57ª edição da Expoagro começou oficialmente na noite desta sexta-feira (11), no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. A solenidade marcou o início de uma das maiores feiras agropecuárias de Mato Grosso e contou com a presença do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.
Durante a cerimônia de abertura, Tomain parabenizou o Sindicato Rural de Cuiabá pela realização do evento, que há décadas mantém viva a tradição da feira e evidencia o protagonismo do setor agropecuário no estado.
“Quero homenagear o presidente Celso Nogueira e toda a equipe do Sindicato Rural de Cuiabá pelo empenho e pela organização desta grande feira. Promover um evento desse porte não é simples, exige dedicação, parcerias sólidas e muito trabalho. A Expoagro mostra a força do agronegócio cuiabano e mato-grossense, além de dar visibilidade à atuação dos nossos produtores”, destacou Tomain.
O anfitrião da noite e presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, agradeceu a presença das autoridades, parceiros e visitantes, e reforçou o papel da Expoagro como espaço de conexão entre o campo e a cidade.
“A Expoagro é a vitrine de tudo o que Mato Grosso tem de melhor. É um ponto de encontro da população cuiabana com o setor produtivo. A cada edição, reafirmamos nosso compromisso como produtores com o desenvolvimento sustentável, com a geração de oportunidades e com a valorização de quem faz o campo acontecer todos os dias”, afirmou.
A feira segue até o dia 20 de julho com uma programação diversificada, que inclui shows, congresso técnico, feira comercial, feira gastronômica, rodeio, parque de diversões, cursos e vitrine tecnológica.

Uma das atrações é a Feira Natural do Campo, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) no estande do Sistema Famato. No local, o público pode conhecer os produtos provenientes da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecida pelo Senar-MT aos produtores rurais.
Também participaram da solenidade de abertura o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques; o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini; e o diretor Financeiro do Senar-MT, Allan Paulino.