O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, e o vice-presidente Amarildo Merotti estão em Paris, França, representando o setor agropecuário mato-grossense na 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH). O evento ocorre entre os dias 25 e 29 de maio de 2025, na Maison de La Chimie, reunindo delegações de 183 países, organizações internacionais, especialistas e representantes do setor produtivo.
A abertura oficial da Sessão Geral ocorreu neste domingo (25/05), com uma programação intensa voltada à saúde animal e ao fortalecimento de políticas sanitárias internacionais. Durante os cinco dias de evento, os delegados vão discutir e aprovar resoluções técnicas e administrativas, além de participar de um fórum inédito sobre vacinas e vacinação animal, que reunirá especialistas, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater desafios e estratégias globais na prevenção de doenças.

Para o presidente da Famato, a participação de Mato Grosso reforça o papel estratégico do estado na produção pecuária nacional. “O Mato Grosso tem papel protagonista na pecuária brasileira e está diretamente interessado nas decisões que envolvem sanidade animal. Participar da Sessão Geral da WOAH é uma oportunidade de estar por dentro das discussões mais avançadas do mundo sobre o tema e garantir que nossas demandas e realidades estejam alinhadas com os padrões internacionais”, afirmou Vilmondes Tomain.

O vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti, destacou que a presença do setor produtivo mato-grossense no evento é essencial para a defesa da competitividade do agro mato-grossense. “A vacinação é uma das ferramentas mais importantes para a prevenção de doenças que podem comprometer a produção e a exportação. A participação da Famato reforça nosso compromisso com a sanidade e a competitividade do rebanho mato-grossense e brasileiro no mercado mundial”, pontuou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, também ressaltou a importância da presença institucional do estado. “Mato Grosso tem um compromisso com a sanidade e a excelência da sua produção. Estar presente em fóruns globais como este fortalece nossa posição no comércio internacional e abre caminhos para novas parcerias estratégicas”, concluiu.
A 92ª Sessão Geral da WOAH representa um espaço decisivo para definir diretrizes técnicas que impactam diretamente o comércio global de animais e seus produtos, além de contribuir com o fortalecimento dos sistemas de vigilância e controle sanitário nos países membros.

Além da Famato e da Sedec, outras instituições públicas e privadas de Mato Grosso compõem a comitiva que participa da principal instância de deliberação global sobre sanidade animal. Estão presentes Juliano Latorraca Ponce, gerente executivo do Fundo Emergencial de Sanidade Animal do Estado de Mato Grosso (FESA-MT); Emanuele Gonçalina de Almeida, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT); Luiz Gustavo Tarraf Caran, da Diretoria de Administração Sistêmica do Indea; Renan Tomazele, diretor técnico do Indea; Francisco Manzi e Maria Ester Fava, diretor técnico e diretora da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), respectivamente; Frederico Tannure Filho, presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat); Caio Penido, presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac); Jorge Pires, representante da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); e Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ.