A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou, entre os dias 6 e 9 de maio, da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica, realizada em Brasília. A entidade foi representada pela gestora de Meio Ambiente, Tatiana Monteiro, que participou na condição de delegada, e pelo analista de Assuntos Fundiários, Dione Castro, que esteve presente como delegado convidado.
O evento reuniu autoridades, representantes de órgãos públicos e privados, lideranças do setor produtivo rural, sociedade civil e instituições como a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). A comitiva mato-grossense foi composta por 33 delegados do estado, incluindo os representantes da Famato.
A Famato acompanhou os debates e contribuiu com sugestões para garantir que as propostas aprovadas estejam em consonância com a realidade do campo, defendendo o desenvolvimento sustentável, a segurança jurídica dos produtores e a preservação ambiental. Ao todo, foram elaboradas mais de 2.000 propostas nas conferências municipais, estaduais e conferências livres. Destas, 10 foram votadas e aprovadas para integrar a Política Nacional de Meio Ambiente, sendo duas de mitigação, três de justiça climática, três de governança e educação ambiental, uma de adaptação e preparação para desastres e uma de transformação ecológica.

Para a Famato, é essencial que as decisões ambientais adotadas em fóruns nacionais sejam construídas com imparcialidade, responsabilidade e equilíbrio, de forma a não comprometer a atividade agropecuária brasileira, que tem papel fundamental na economia e na segurança alimentar do país.
“Participar desse espaço é fundamental para garantir que a voz do produtor rural esteja presente nas decisões que impactam diretamente a sua atividade e o meio ambiente”, afirmou Tatiana Monteiro, gestora de Meio Ambiente da Famato.
“Nosso papel é defender que as políticas públicas sejam pautadas pelo bom senso, técnica e justiça, preservando o setor produtivo e os recursos naturais”, completou Dione Castro, analista de Assuntos Fundiários da Famato.
A conferência foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e correalizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). O evento contou com apoio do Ministério da Educação (MEC), Apply Brasil, Sebrae, Climate Emergency Collaboration Group (CECG), Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e Organização das Nações Unidas (ONU).