Presente na 1ª Feira Tecnológica (Fetec) de Brasnorte, realizada nesta quinta-feira (8/5), a Comissão Famato Mulher levou ao público uma reflexão sobre os desafios e as conquistas femininas no campo. A presidente da comissão, Luciana Tomain, conduziu a palestra “Força Feminina no Agro: desafios, conquistas e propósito”, destacando o papel transformador das mulheres no agronegócio mato-grossense.
Durante sua participação, Luciana apresentou a atuação das instituições do Sistema Famato: a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o AgriHub e os 95 sindicatos rurais atualmente existentes no estado. Além disso, apresentou a diretoria da federação, liderada pelo presidente Vilmondes Tomain.
Ela também destacou o funcionamento do sistema sindical rural brasileiro: “É o sistema que defende, trabalha e fala em nome de todos os produtores rurais do Brasil. É constituído de forma piramidal – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); 27 federações da agricultura; 2.300 sindicatos no país; 1,3 milhão de produtores associados”, explanou Luciana.
Organizada pelo Sindicato Rural de Brasnorte, em parceria com a Manosso Alimentos e com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), da Prefeitura e da Band FM, a feira reuniu produtores rurais, lideranças sindicais, representantes de instituições, autoridades locais e a comunidade em geral, marcando o início de uma nova etapa para o desenvolvimento do setor na região.
Na abertura oficial da Fetec, o presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Sandro Manosso, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o esforço coletivo para a realização da primeira edição do evento. “É um desafio lançar a primeira feira, mas é também um compromisso que assumimos com os produtores: trazer conhecimento, inovação e oportunidades para fortalecer o agro da região”, afirmou.
A palestra da Comissão Famato Mulher destacou os pilares que regem sua atuação em Mato Grosso: inclusão social, sustentabilidade, capacitação, protagonismo feminino e a presença da família no sistema sindical rural. Ao lado da presidente Luciana Tomain, a conselheira da comissão, Talita Oliveira, apresentou a estrutura organizacional e os objetivos estratégicos da iniciativa, entre eles a criação de uma rede de apoio com atuação em todo o estado, o estímulo à participação de mulheres, jovens e idosos no campo e o fortalecimento de parcerias.

Durante a apresentação, Luciana também compartilhou os resultados da rodada estadual realizada pela comissão em 2024, com encontros regionais que permitiram mapear as demandas e características de cada região. Ela destacou ainda a presença ativa da comissão em eventos de destaque no cenário nacional, como o Congresso Nacional de Mulheres no Agronegócio, o Fórum Planeta Campo e o Encontro de Mulheres da FAEG.
Para 2025, os projetos ganham ainda mais robustez. Entre as principais novidades estão o curso online Gestão Familiar no Negócio Rural, em parceria com o Senar-MT, que abordará temas como obrigações legais, relações de trabalho, gestão financeira, inovação, sustentabilidade e governança rural. Outra aposta é o Treinamento Estadual, que capacitará 500 mulheres para atuação representativa em suas regiões, promovendo uma verdadeira rede de liderança feminina no sistema sindical rural e no agro mato-grossense.
O cronograma de projetos também contempla ações voltadas às crianças, como o projeto Pequenos do Agro, com materiais educativos e vídeos animados sobre o setor produtivo, e a Feira de Profissões, que está sendo construída em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para aproximar adolescentes das oportunidades no campo.
Com uma programação diversificada, a Fetec também proporcionou aos visitantes uma imersão em tecnologia e inovação, com exposição de máquinas agrícolas, insumos e soluções voltadas à produtividade no campo, além de espaços para palestras, debates e troca de experiências.
Presenças como a do prefeito de Brasnorte, Edelo Marcelo Ferrari, do secretário municipal de Agricultura, Evandro Adams, e de vereadores reforçaram o apoio institucional à feira, que já nasce como referência para o fortalecimento do setor agropecuário e o desenvolvimento socioeconômico da região.