Nesta quinta-feira (1º), o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou da 10ª edição da tradicional Festa do Leitão no Rolete, em Tapurah. O evento, que celebra o Dia do Trabalhador e também o Dia Estadual do Suinocultor, tem como principal objetivo arrecadar recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.
Com grande envolvimento da comunidade e apoio do setor produtivo, a festa já é considerada um dos maiores eventos sociais e gastronômicos da região. De acordo com a comissão organizadora, mais de 200 leitões foram doados para serem assados, e a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas tenham passado pelo local durante o dia.
O presidente da Famato destacou a importância da iniciativa para a sociedade e o apoio do agro em uma festa que traz benefícios para a sociedade.
“É uma festa grandiosa, que mostra a força da união entre o agro e a comunidade. O setor agropecuário não é apenas produção e economia, temos também o compromisso de contribuir com ações sociais como essa, que fazem toda a diferença na vida das pessoas,” afirmou Vilmondes.
Entre os apoiadores da festa está o Sindicato Rural de Tapurah. O presidente da instituição, Dirceu Luiz Dezem, reforçou a relevância da parceria entre os produtores e as instituições locais.
“É motivo de orgulho para nós, do Sindicato Rural, estarmos ao lado de um evento tão significativo. A Festa do Leitão no Rolete já faz parte da nossa cultura e, mais do que isso, cumpre um papel social essencial ao apoiar a APAE,” disse.
A edição deste ano também contou com a presença do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; do superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini; do diretor financeiro do Senar-MT, Allan Paulino, além de diversas autoridades políticas e lideranças do agronegócio de todo o estado, reafirmando a importância do evento no calendário regional.