O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou na noite desta quarta-feira (30), da abertura oficial da Agrotã, feira técnica e de negócios, que movimenta o agronegócio no extremo norte de Mato Grosso. Realizada no Parque de Exposições da Acritã, a feira reúne produtores, expositores e lideranças do setor em um dos eventos mais importantes da região.
Durante a cerimônia, Tomain destacou a força da produção agropecuária em Guarantã do Norte e municípios vizinhos. “A região se tornou um importante polo na produção agropecuária, movimentando a economia do estado e contribuindo diretamente com a geração de empregos”, afirmou.
O Sistema Famato Senar está presente com o estande institucional que oferece atendimentos ao público sobre as ações realizadas em todo o estado. Uma das principais atrações é a Vitrine da Carne, onde os visitantes têm a oportunidade de aprender, na prática, sobre os principais cortes de proteínas animais, em uma abordagem educativa e interativa.
A Agrotã conta com cerca de 60 expositores e 150 marcas representadas, além de uma programação completa de palestras que abordam temas ligados à agricultura, pecuária e mineração, refletindo a diversidade produtiva da região.

O presidente do Sindicato Rural de Guarantã do Norte, Ademir Ferreira de Freitas, reforçou a importância da feira para o fortalecimento do setor agropecuário. “Esse é um evento construído em parceria com os produtores e voltado para eles. Nosso objetivo é trazer informação, tecnologia e gerar negócios que permaneçam na região”, afirmou.
A Agrotã é uma realização do Sindicato Rural de Guarantã do Norte e da Associação de Criadores do município. A entrada e o estacionamento são gratuitos durante todos os dias da feira, que se encerra no domingo (04) com um leilão virtual de 3 mil animais de corte, cria, recria e engorda.