A posse da presidente reeleita para o quadriênio 2025/2029, no Sindicato Rural de Guiratinga, ocorreu nesta quarta-feira (23.04), com a presença dos diretores da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Robson Marques (Administrativo/Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), além do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Marcelo Lupatini. A presidente Juliana Mesquita de Moraes Borges foi reeleita para mais quatro anos à frente da entidade.
“Essa reeleição não é só continuidade, é a renovação do compromisso, é um novo fôlego para lutar ainda mais por quem vive do agro e faz nossa região prosperar. Estamos renovando o compromisso O sindicato é a casa do produtor”, destacou Juliana Mesquita.
O diretor da Famato, Robson Marques, destacou a importância do Sistema Famato, que inclui os 95 Sindicatos Rurais do estado, em defesa do produtor rural. Robson Marques deu destaque ao papel da mulher nas instituições em defesa do setor agropecuário. “Nós criamos a Famato Mulher, que vem buscando em todos os municípios fazer com que a mulher participe mais ativamente da política classista, em defesa do produtor rural”, disse o diretor da Famato.

Ele reforçou ainda que a Comissão Famato Mulher tem caminhado a passos largos, com excelentes resultados. Lembrando que a presidente reconduzida ao cargo de presidente foi a primeira mulher a comandar o Sindicato Rural de Guiratinga. Na primeira gestão Juliana era a única representante feminina na chapa, já para o quadriênio 25/29 o número triplicou, Guiratinga conta agora com três mulheres na diretoria.
O superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, parabenizou a nova diretoria e a presidente Juliana Mesquita pelo trabalho e reforçou que o Senar-MT é um parceiro do Sindicato. “A parceria é de longo prazo, e acredito que as maiores dificuldades do Sindicato foram superadas e agora é tempo de crescimento. Que a diretoria do Sindicato possa fazer uma gestão que represente o produtor rural, estamos lá para apoiar”, disse Lupatini.
O diretor da Famato e o superintendente do Senar-MT falaram ainda do papel do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e do Agrihub – a casa de Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso, duas entidades pertencentes ao Sistema Famato.
A solenidade de posse foi prestigiada pela vereradora de Guiratinga, Fabiana Rocha, e pelos presidentes dos Sindicatos Rurais de Primavera do Leste, Marcos Bravin; de Novo São Joaquim, Carlos Royttmen Pires da Silva; de Alto Paraguai, Fábio Gomes; Itiquira, Roberto Carlos Montagna; de Alto Garças, Deniz Krampe e de Dom Aquino Wildon Cardoso de Souza.

Veja a composição da diretoria 2025/2029
EFETIVOS
Presidente – Juliana Mesquita de Moraes Borges
Vice-presidente – Dalton Martini
1º Secretário -Luiz Mario de Almeida
2º Secretário – Karina Laisa da Silva Domingues
1º Tesoureiro – Honorino de Souza Junior
2º Tesoureiro – Eliezer Alves de Carvalho Junior
SUPLENTE
Suplente da diretoria: Carla Machado Soares
CONSELHEIROS FISCAIS
EFETIVOS
1º – Ailton Machado Filho
2º – Eliezer Alves Carvalho
3º – José Carlos Madureira
SUPLENTES
1º – Cleophanes Lopes Domingues
2º – Roberto Viana de Abreu
3º – Euclides Adriani Monteiro