Com o tema “Gigante pela própria natureza: Unindo gerações”, a Norte Show 2025 começou oficialmente na noite desta segunda-feira (14), em Sinop. Reconhecida como uma das maiores feiras agropecuárias de Mato Grosso, o evento segue até o dia 17 de abril, com uma programação repleta de soluções tecnológicas, palestras magnas e técnicas, oficinas e diversas atividades voltadas ao setor produtivo.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades, expositores e produtores rurais que representam o agronegócio mato-grossense. De acordo com o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ilson José Redivo, a Norte Show é um reconhecimento à força produtiva da região.
“Mato Grosso é um dos estados que mais produzem alimentos no mundo, e a Norte Show é voltada para os produtores rurais que ajudaram esta região a se desenvolver e crescer economicamente e em produtividade. Todas as ações no evento precisam ser aproveitadas porque a Norte Show é feita para eles. A Famato representa mais de 33 mil produtores rurais que fazem a diferença no campo”, destacou Redivo.
Com a presença de mais de 400 expositores e um público estimado em 70 mil pessoas, a expectativa da organização é de que a feira movimente aproximadamente R$ 4 bilhões em negócios ao longo dos quatro dias.
Para o diretor Administrativo-Financeiro da Famato, Robson Marques, a feira se consolida como um ambiente estratégico de oportunidades e crescimento.
“A cada edição, a Norte Show fortalece seu papel como vitrine do agronegócio nacional. É um espaço de inovação, troca de experiências e formação de novas parcerias, sempre com foco em um setor cada vez mais eficiente e sustentável”, afirmou Robson.
Estande Senar
Durante a Norte Show, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) está com estande à disposição dos visitantes. O Mutirão Rural será realizado nesta terça e quarta-feira (15 e 16), com atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos por meio da unidade de saúde móvel.
A Vitrine da Carne também marca presença, levando ao público informações sobre as principais proteínas animais produzidas no estado, além do trabalho realizado com os produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial.
O superintendente do Senar/MT, Marcelo Lupatini, destacou a presença da instituição na feira que movimenta o setor agropecuário.
“Nós enxergamos uma aliança estratégica para apoiar eventos como a Norte Show. Temos o compromisso de ajudar o produtor rural a superar sua maior dificuldade no campo: a falta de mão de obra qualificada. Uma feira como essa é uma oportunidade de demonstrar nosso trabalho e reforçar nossa missão com a sociedade”, explicou Lupatini.
Também participaram da cerimônia de abertura os presidentes dos sindicatos rurais: Celso Nogueira (Cuiabá), Diogo Damiani (Sorriso), Aparecido Flávio de Souza (Pontes e Lacerda), Marcos Bravin (Primavera do Leste), Sérgio Dal Maso Ferreira (Cláudia), Luiz Carlos Olini (Nova Canaã do Norte), Nelson Obuti (Carlinda), Walmir Naves (Alta Floresta) e Diogo Molina, representando o Sindicato Rural de União do Sul.