Representantes do setor produtivo de Mato Grosso, que compõem o Fórum Agro MT, se reuniram na manhã desta terça-feira (18.02), na sede da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), para a primeira reunião conduzida pelo novo presidente Nelson Piccoli.
Nelson Piccoli, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso (OCB/MT), foi eleito em janeiro deste ano para assumir também a presidência do Fórum Agro.
“Foi uma reunião altamente produtiva, além dos assuntos em pauta tivemos contribuições valorosas, com assuntos importantíssimos. Além da força e credibilidade, essa união demonstra que todos representantes estão empenhados em buscar soluções para todas as demandas, pois todo e qualquer problema que afeta o setor produtivo afeta também a sociedade como um todo por afetar a cadeia produtiva, inclusive arrecadação do Estado,” destacou o novo presidente Nelson Piccoli.

Pelo Sistema Famato participaram da reunião de fevereiro os diretores Administrativo e Financeiro, Robson Marques; Relações Institucionais, Ronaldo Vinha; o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer e o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini.
Entre os assuntos debatidos neste primeiro encontro o diretor Executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno, fez uma atualização do andamento dos Projetos de Lei que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, como o PLC 04/2024 que trata sobre reserva legal e PLC 18/2024 , que foi vetado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. O projeto alterava o sistema ambiental do Estado.

Fórum Agro MT
Foi criado em 2014 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso, buscando soluções para o fortalecimento e crescimento do setor. Tem como objetivo harmonizar as atividades das entidades participantes com as principais demandas do momento; fortalecer o poder de representação do setor; e estimular políticas públicas para o desenvolvimento da agropecuária.
É formado pela Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso) e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso (OCB/MT); Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso); Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso); Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão) e Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso).