‘Sustentabilidade e os Desafios da COP 30’ foi tema de um dos painéis no evento que marcou a Abertura Nacional da Colheita da Soja, na Fazenda Esperança, no município de Santa Carmem (499 km ao Norte de Cuiabá),na manhã desta sexta-feira (07.02).
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomaim, destacou que foi muito relevante o debate sobre Sustentabilidade e a COP 30, que contou com a participação do ex-ministro Aldo Rebelo e do professor da FGV Daniel Vargas. “Nós, do setor produtivo temos que nos organizar para a COP 30, que será no Brasil, e as contribuições que os painelistas trouxeram contribuiu muito”, avaliou o presidente da Famato.

O Painel fez parte da programação do evento que marcou simbolicamente a Abertura Nacional da Colheita da Soja 2024/25, ação do projeto Soja Brasil do Canal Rural em parceria com Aprosoja Brasil e Aprosoja Mato Grosso.
Quatro deputados federais vieram a Santa Carmem para prestigiar os produtores de soja do país. Arnaldo Jardim (SP), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira (RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), Coronel Fernanda (MT), da FPA E Vicentinho Junior (TO). “Isso demonstra a força do setor, o respeito destes parlamentares e a importância de continuarmos buscando apoio para a defesa do produtor rural”, comentou Vilmondes Tomain.

Durante o evento foi celebrado os 20 anos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A celebração foi prestigiada também pelos diretores da Famato, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo/financeiro), além do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, que também ocupa a cadeira de vice-presidente da Famato, fez um agradecimento especial. “É uma demonstração de prestígio para com os produtores da nossa região, receber a diretoria da Famato, que representa todas as demais entidades, deixo o agradecimento de todos os produtores dessa região”, disse Redivo.
E a força do setor produtivo foi destaque com a presença de 12 presidentes de Sindicatos Rurais. Marcelo Fontanelle (Porto dos Gaúchos); Ivan Moreno (Paranaíta); Valcir Batista Gheno (Ipiranga do Norte); Paulo Cezar Kerber Junior (União do Sul); Antônio Isaac Fraga Lira (Nova Guarita); Diego Damiani (Sorriso); Paulo André Zen (Nova Mutum); Luiz Carlos Olini (Nova Canaa do Norte); Rafael Bilibio ( Vera); Aparecido Rodrigues (São José do Rio Claro); Jorge Mariano de Souza (Juara) e Bruno de Farias (Rio Branco).