Nesta quarta-feira (19/06), o Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis, sediou a abertura da 3ª edição da Feira Brasileira de Sementes (Febrasem), reconhecida como a maior do setor no país. O evento, que se estende até quinta-feira (20/06), é promovido pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) e tem como objetivo apresentar inovações, tecnologias e tendências do setor.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou da cerimônia de abertura e visitou os estandes. “A participação do Sistema Famato neste evento é crucial para fortalecer nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade na agricultura. A Febrasem é uma oportunidade única para nossos produtores conhecerem as últimas novidades e se capacitarem para enfrentar os desafios do mercado”, destacou Tomain.
Além do presidente Vilmondes, os diretores Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) também marcaram presença, demonstrando o apoio e compromisso da entidade ao evento.

Tomain também parabenizou a organização do evento. “Gostaria de parabenizar a Aprosmat e todos os envolvidos na organização da Febrasem. Este evento é um exemplo de comprometimento com o setor. Estamos em uma feira tecnológica, significativa e relevante para o agronegócio brasileiro. É uma honra para o Sistema Famato participar deste momento tão importante para o setor produtivo”, disse.
A programação da Febrasem inclui uma série de palestras e painéis com especialistas renomados no agronegócio. Após a abertura, ocorreu a palestra com o conferencista internacional José Luiz Tejon sobre segurança genética brasileira. Durante o dia, os participantes assistiram a palestras sobre inovação na agricultura, visitaram estandes de expositores e participaram de um painel sobre qualidade de sementes com especialistas como os doutores Ricardo Bagateli, Silmar Peske e Fernando Henning, sob a moderação do Dr. Geri Meneghello.
O Instituto AgriHub, integrante do Sistema Famato, está com um estande no evento, onde profissionais qualificados estão à disposição para atender os produtores rurais presentes.
Além dos atendimentos, o AgriHub participa da Febrasem apresentando os resultados do projeto Sementes da Inovação e mostrando como a inovação e a tecnologia podem contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo de sementes. O projeto, realizado em parceria com a Aprosmat, mapeou mais de vinte desafios das sementeiras em Mato Grosso, priorizou os três principais e conectou empresas de tecnologia (startups) que possuem soluções para esses desafios junto às sementeiras.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Lucindo Zamboni, a presença sindical rural e dos demais líderes do setor na 3ª edição da Febrasem reafirma seu papel como evento de referência no mercado de sementes, contribuindo significativamente para o avanço e a modernização da agricultura brasileira.
Na quinta-feira (20/06), a programação continua com uma análise de projeções para os mercados de soja e milho, seguida por uma palestra sobre o mercado de Mato Grosso com o engenheiro agrônomo Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), também parte do Sistema Famato.
Outro destaque do segundo dia será o painel sobre crédito de carbono, tema de grande relevância para o produtor rural. Participarão deste painel a pesquisadora sênior da Embrapa, Marília Folegatti, o líder de carbono da Bayer, Fabio Passos, o presidente executivo da Abiove, André Nassar, e o diretor de relações governamentais e sustentabilidade da Unem, Bruno Alves.
A feira será encerrada com uma palestra do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion, que abordará as oportunidades e desafios do setor agropecuário.