É com profundo pesar que o Sistema Famato lamenta o falecimento da deputada federal Amália Barros, ocorrido na madrugada deste domingo (12). Aos 39 anos, Amália deixa uma lacuna na política brasileira e um legado de comprometimento e dedicação.
Amália Barros, nasceu em 22 de março de 1985, na cidade de Mogi Mirim, São Paulo. Graduada em jornalismo, sua vida foi marcada por uma série de desafios, incluindo a perda da visão do olho esquerdo devido a uma infecção, a toxoplasmose, aos 20 anos de idade. Após passar por 15 cirurgias, em 2016, Amália enfrentou a remoção do olho afetado e passou a utilizar uma prótese ocular.
Sua determinação e resiliência a levaram a compartilhar sua jornada no livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, lançado em 2021. Fundou também o Instituto Amália Barros, posteriormente renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, através do qual promoveu diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas em todo o país.
Destacamos ainda o importante papel de Amália na aprovação da Lei 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial, garantindo às pessoas com essa condição os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência. Sua atuação incansável em prol dos direitos das pessoas com deficiência deixará uma marca indelével em nossa sociedade.
Eleita deputada federal por Mato Grosso em 2022, com mais de 70 mil votos, Amália Barros dedicou-se incansavelmente ao seu mandato, integrando importantes comissões na Câmara dos Deputados, como as de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.
Neste momento de profunda tristeza, o Sistema Famato expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Amália Barros.
Sistema Famato