Nesta terça-feira (23/01), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi palco do primeiro encontro do ano do Fórum Agro MT e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA-MT). Os eventos reuniram representantes do poder legislativo e setor produtivo do estado.
No Fórum Agro, a participação da instituição na Acricorte, a safra da soja 23/24, Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do milho e da soja foram alguns dos temas debatidos.
Logo em seguida, a Frente Parlamentar da Agropecuária realizou sua primeira reunião do ano, contando com a presença não apenas dos participantes do Fórum Agro, mas também de representantes políticos, como os deputados federais Coronel Fernanda, Gisela Simona e Abílio Brunini, além dos deputados estaduais Dilmar Dalbosco, Diego Guimarães, Faissal e Carlos Avallone. Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Cézar Miranda, o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Rogério Gallo, e a secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Luciane Bertinatto.

As discussões na Frente Parlamentar abrangeram temas como as leis complementares da Reforma Tributária, a Lei do Pantanal, o Cadastro Ambiental Rural e o calendário para o ano de 2024.
A Famato teve uma participação ativa nas duas agendas, contando com a presença dos diretores Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), e o consultor jurídico, Rodrigo Bressane; assim como o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.