A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou da primeira reunião realizada pela Nova Rota do Oeste, no fim de setembro, com o objetivo de debater a nova concessão visando a manutenção da BR 163. Representando a Famato, estiveram presentes o assessor de Relações Institucionais, Edvaldo Belisário, e o consultor jurídico, Rodrigo Bressane.
A reunião teve como foco central a discussão do novo contrato de concessão, no qual a Nova Rota do Oeste assumiu a responsabilidade com a intervenção do Governo do Estado de Mato Grosso. Além disso, foi tratada a aprovação do Regimento Interno relativo à concessão desses serviços.
Vale destacar que o Governo de Mato Grosso assumiu oficialmente a concessão do trecho estadual da BR-163. A intervenção visa atenuar o problema da trafegabilidade da BR-163, que atualmente registra mais de uma centena de mortes ao ano no estado.
Segundo dados apresentados por representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Nova Rota do Oeste, essa iniciativa do governo permitirá a realização imediata de obras de melhoria na rodovia, sem a necessidade de passar por um processo de licitação, o que economizaria cerca de cinco ou mais anos. Isso garantirá a manutenção do patamar tarifário, um dos pilares da concessão.
Durante a reunião, também foi mencionado que o mercado de âmbito nacional não estava disposto a assumir tais tarefas, dada a complexidade estrutural e os custos elevados de manutenção. Por essa razão, o MT Par assumiu o controle acionário da concessionária Nova Rota do Oeste, que administrará todo o trecho em território mato-grossense da BR-163.
O governo do estado se comprometeu a investir R$1,6 bilhão nos próximos dois anos, a partir de 2023, e as obras de recuperação dos trechos críticos da rodovia começarão imediatamente. Um cronograma técnico foi estabelecido, priorizando os pontos com maior número de acidentes e problemas de fluidez no tráfego.
As obras prioritárias incluem o trecho entre Posto Gil e Nova Mutum (do Km 507 ao Km 603), a travessia urbana de Sinop (do Km 823 ao Km 834) e a Rodovia dos Imigrantes (do Km 321,3 ao 353,5), que receberão obras de manutenção no primeiro momento. Espera-se que pelo menos 36 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues no primeiro ano da concessão, com previsão para 2024.
Também estão previstas obras de travessias urbanas em trechos da BR-163 na região Norte do Estado, incluindo a construção de viadutos em Sinop e, posteriormente, em Sorriso.
“A participação da Famato nessa reunião foi importante para que pudéssemos explicitar as necessidades do produtor rural em relação à logística. Nós vamos seguir acompanhando o andamento de toda essa obra, visando atender, principalmente, os interesses dos produtores rurais. É fundamental garantir que as condições da BR-163 sejam adequadas para o escoamento da produção agrícola do nosso estado, promovendo o desenvolvimento econômico e a segurança no transporte das nossas mercadorias. Estamos comprometidos em informar que as demandas dos produtores rurais serão atendidas de forma eficiente e que a infraestrutura viária contribuirá para o crescimento sustentável de Mato Grosso”, pontuou Edvaldo Belisário.
A reunião contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de conselheiros de outras entidades representativas, incluindo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).