O Programa de Aprendizagem de Nível Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas, pela parceria entre os Serviços Nacionais de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Industrial (Senai) e Grupo Atto Sementes, formou mais 17 jovens. A formatura aconteceu na tarde desta sexta-feira (25/08) na sede do Grupo Atto, no município de Alto Garças e reuniu familiares e representantes das instituições envolvidas.
A carga horária dos formandos foi superior a três mil horas/aula, sendo o primeiro ano de aulas teóricas no Sindicato Rural de Alto Graças e o segundo ano, com aulas práticas na fazenda do Grupo Atto. Já está em andamento, a segunda turma de aprendizes. São 24 jovens já realizando a parte teórica do Programa, no Sindicato Rural de Alto Garças.
Segundo o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, o programa oportuniza aos jovens chegarem ao mercado de trabalho mais qualificados. “Nós enxergamos esse potencial e por isso demos a vocês a oportunidade para aprender e se qualificar. Hoje, vocês estão aí prontos, com a bagagem cheia de conhecimento. Orgulho para os familiares, para o Sistema Famato e para o mercado de trabalho”.

O superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, falou do contentamento da instituição em poder contribuir para a formação desses jovens. “É uma satisfação para o Senar-MT participar desse momento que vai marcar a vida de todos vocês. O conhecimento é o maior legado, e construir legados é a nossa missão. Essa parceria vai continuar e esperamos qualificar e contribuir, através do conhecimento, do desenvolvimento social, profissional e na qualidade de vida desses jovens que estão abertos às oportunidades”, disse o superintendente.

O presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breintench, destacou a importância da qualificação de mão de obra para o município. “Temos um leque de tecnologias desenvolvidas para o agro. Estão disponíveis no mercado máquinas modernas e os profissionais precisam estar qualificados para operar. E essa parceria Senar-MT, Senai e Grupo Atto é muito relevante para preparar jovens para o mercado de trabalho. Quem ganha com isso são esses jovens, seus familiares, nós produtores rurais e o mercado. Compensa pagar uma remuneração maior para quem tem mais conhecimento”, afirmou José Milton.

Também compareceram à cerimônia, o presidente do Grupo Atto Sementes, Odílio Balbinotti, a diretora administrativa do Grupo Atto, Tânia Balbinotti, a gerente do Senai Rondonópolis, Ana Carolina Bononi, o prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano e os diretores da Famato, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro).
Metodologia do Programa – O curso é o meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (n°10.097/2000) no âmbito rural e o Senar-MT é a instituição responsável por possibilitar formação teórica e prática dos estudantes.
O Programa de Aprendizagem Técnica é realizado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT), por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições. O público-alvo são jovens de 17 a 22 anos. A capacitação tem duração de dois anos e é remunerada. Ao todo, mais de 20 turmas estão em execução, beneficiando 573 alunos e atendendo 94 empresas.
Além da cerimônia, a diretoria do Sistema Famato participou de uma reunião de alinhamento com o grupo Atto. Nela foram apresentadas demandas e futuras parcerias.
Ascom Sistema Famato/Senar-MT