“Sabemos o que a pecuária significa para nós e nos orgulhamos dela. Como Sistema Famato estamos fazendo a nossa parte e sabemos que nossos pecuaristas ainda têm muito a conquistar”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain durante a abertura da Acricorte 2023, na manhã desta quinta-feira (18.05). O evento acontece em Cuiabá e reúne autoridades políticas, do setor agropecuário, produtores rurais e comunidade em geral até amanhã (19.05).
O Sistema Famato também está representado por presidentes e membros dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso, além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Instituto Agribub e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O estande do Sistema está aberto à visitação durante o evento, para aqueles que quiserem esclarecer dúvidas sobre ações desenvolvidas pela instituição.

Em um discurso sobre a defesa das principais pautas do setor do agronegócio, o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira de Oliveira Júnior, aproveitou para expor a necessidade da valorização da área. “Não precisa ter nenhum pedaço de terra para ser do agro. Temos uma nobre missão de alimentar e precisamos trabalhar para levar a pecuária cada vez mais longe”, destacou.
Mato Grosso possui o total de 34 milhões de cabeças de gado, o maior rebanho bovino do país. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, 10 milhões de matrizes aptas à reprodução encontram-se no estado. “O Brasil é o celeiro do mundo e Mato Grosso é o celeiro do Brasil. A produção no estado tem um impacto muito positivo sobre a produção nacional e precisa ser destacada”.
Neste ano, o estado passa pelo desafio de retirada da vacinação contra a febre aftosa. Segundo a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT), Emanuelle de Almeida, as parcerias são importantes para o fortalecimento da cadeia da carne. “As parcerias público-privada fortalecem a classe e ainda mais neste processo de retirada da vacinação que passaremos neste ano, uma mudança de vigilância ativa para vigilância passiva com os produtores”.

O jornalista e político, Aldo Rebelo, apresentou sobre a “agropecuária brasileira na geopolítica da segurança alimentar” e trouxe um panorama acerca do desenvolvimento da atividade ao redor do mundo. “Infelizmente, o Brasil tem um poder executivo esvaziado e isso reflete em decisões que impactam negativamente o setor. Não se trata de uma crítica pessoal, mas vemos que bloqueiam uma importante atividade econômica que é a agropecuária”, afirmou.
Segundo Rebelo, no primeiro trimestre de 2023, Mato Grosso respondeu sozinho por 45% do saldo da balança comercial do Brasil. Mesmo assim, o estado carece de investimentos que o impulsionem ainda mais. “Mato Grosso é muito importante para o Brasil, mas precisa de grandes investimentos como a construção de uma ferrovia e melhoria da logística que trarão mudanças à atividade ”, destaca.
Programação – O Sistema Famato, por meio do Senar-MT, trará a referência mundial em estratégias digitais de negócios, Martha Gabriel, para ministrar a palestra magna da Acricorte 2023.
Martha Gabriel possui em seu currículo mais de 90 apresentações no exterior e palestras em sete TEDx. Ela é autora de best-sellers como “Marketing na era digital” e “Você, eu e os robôs”. Na Acricorte, a palestra terá como tema “Inovação em Ação” e será realizada na sexta-feira (19.05), às 10h30.