O III Encontro dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica do Centro-Oeste, realizado no hotel Deville em Cuiabá, de 11 a 12 de maio, reuniu conselheiros e secretários executivos que fazem parte dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica de todo o país, cujo tema central foi a democratização do setor elétrico. O evento é uma iniciativa do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Energisa Mato Grosso (Conceel-MT).

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi representada no encontro pelo diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha e pelo assessor de Relações Institucionais, Edvaldo Belisário dos Santos. Além de Assessor da Famato, Edvaldo Belisário foi indicado pela entidade para representar o setor produtivo rural no Conceel-MT, onde atualmente está no cargo de presidente.
Ronaldo Vinha falou sobre o desenvolvimento do agro em Mato Grosso e sobre sua importância na economia do Estado. Ponderando que o setor rural necessita urgentemente de uma melhor distribuição de energia, uma vez que a queima de equipamentos elétricos no campo é quase uma constante, motivo pelo qual é indispensável modernizar o setor e, ao mesmo tempo, garantir tarifas justas ao consumidor.
De acordo com o presidente do Conceel-MT, Edvaldo Belisário, o objetivo principal do evento foi promover um estreitamento nas relações e informações entre distribuidoras de energia elétrica e o consumidor.
Belisário, representante da Famato e da classe rural no Conselho, destacou as inovações no processo de transição energética e os impactos na tarifa dos consumidores, sempre destacando a necessidade de um melhor atendimento por parte da distribuidora Energisa no âmbito do Estado, especialmente da classe rural.

Durante os dois dias de evento foram discutidos temas como: A democratização da energia elétrica em todo território nacional; Inovações no processo de transmissão de energia e os impactos na tarifa; Programa Luz Para Todos; Programa mais luz para a Amazônia; Marco Legal da geração distribuída; Fiscalização dos serviços públicos de distribuição de energia; Valor da tarifa de energia elétrica; Taxas; Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa); Encargos de Serviços do Sistema (ESS); Reserva Global de Reversão (RGR), Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica (TFSEE); Benefícios da GD para o consumidor cativo; Licenciamento ambiental dos empreendimentos energéticos, entre outros assuntos.
Também participaram do evento o diretor presidente da Energisa de Mato Grosso, Gabriel Alves Pereira Júnior, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Absolar, e também da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e a presidente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona.