INC garante calendário de plantio de soja e medidas de prevenção e controle de doença

Post Image

Crédito: Ascom Famato

O calendário de plantio da soja em Mato Grosso para a safra 21/22 começou dia 16 de setembro de 2021 e segue até 3 de fevereiro de 2022 de acordo com o estabelecido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 002, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) publicada no dia 7 de dezembro de 2021 confirma o calendário de plantio estabelecido pelo Mapa, assim como medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja, com o objetivo de prevenir e manter o controle fitossanitário da doença.

A INC chancela a portaria do Mapa de 10 de setembro de 2021 que estabelece a alteração do calendário de plantio da soja em todos os estados brasileiros. O documento prevê que os calendários de semeadura devem ser publicados anualmente, antes do início do ano safra.

Entre as principais medidas de prevenção estão: semeadura em fevereiro não poderá ser feita na modalidade de soja safrinha, ou seja, soja sobre soja, no mesmo ano agrícola; plantio excepcional somente para finalidades específicas; cadastro de propriedades; vazio sanitário, conforme estabelecido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa e o controle da ferrugem asiática.  

A analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Karine Machado, reforça que o Vazio Sanitário vai permanecer de 15 de junho a 15 de setembro.

Confira na íntegra:

INC nº 002 da Sedec/Indea – https://sistemafamato.org.br/wp-content/uploads/2021/12/2021_07_12__IN_CONJUNTA_SEDEC___INDEA___No_002___CONTROLE_DE_FERRRUGEM_ASIATICA-1.pdf

Portaria nº 394 do Mapa – https://sistemafamato.org.br/wp-content/uploads/2021/12/2021_09_10_PORTARIA_No_394_DE_10_DE_SETEMBRO_DE_2021_-_Calendarios_de_semeadura_de_soja_em_nivel_nacional-1.pdf