O Fundo de Emergência de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) fez a doação de 12 novas caminhonetes ao Estado de Mato Grosso para auxiliar nas atividades de fiscalização e educação sanitária em todo o estado. Os veículos foram destinados para o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). A cerimônia de aconteceu nesta quarta-feira (03/11), na sede do Instituto, e contou com a participação do diretor e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa.
Os veículos da marca Mitsubishi são equipados com direção hidráulica, vidros elétricos e ar-condicionado. Foram adquiridos com recursos do Fesa-MT, no valor de aproximadamente R$ 2,3 milhões.
“É um recurso que veio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa, dos produtores rurais através do recolhimento de suas contribuições e taxas. O Fesa está doando ao Indea que é responsável pelo processo de vigilância e fiscalização no estado de Mato Grosso. Visto que estamos em um processo de erradicação da febre aftosa, esse investimento se faz necessário e está previsto no Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa”, esclareceu o presidente do Fesa-MT, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, que também faz parte da diretoria da Famato.
De acordo com Antônio Carlos, a meta é que o estado seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2023, sendo realizada a última vacinação em novembro de 2022.
Para o diretor e vice-presidente Famato, Marcos da Rosa, a contribuição do setor produtivo rural visa fortalecer o trabalho do Indea no estado. “Com essa doação estamos fortalecendo o Indea, pois sabemos que o trabalho do instituto é importante não só para o produtor rural, como para Mato Grosso. O objetivo da Famato, do Fesa, dos produtores rurais e de todo o setor é desenvolver um trabalho eficaz de vigilância sanitária e erradicação de doenças, assim como a abertura de novos mercados”, disse Marcos da Rosa.
Segundo a presidente do Indea, Emanuelle de Almeida, a parceria com o setor privado é de suma importância para garantir maior eficiência no trabalho oferecido pelo Instituto, assim como mais segurança e conforto aos técnicos do órgão.
“Essa doação vem de encontro da tão almejada renovação da nossa frota, onde conseguiremos dar uma melhor condição de trabalho para os servidores no desenvolvimento das atividades essenciais de vigilância sanitária”, pontuou Emanuelle.