Ação do Patrulhamento Rural Georrefenciado resultou na recuperação de 81 cabeças de gado, apreensão de dois caminhões, duas pessoas presas em flagrante e duas armas de fogo. Quatro dos animais estavam mortos. A apreensão ocorreu no domingo (17/10) na rodovia estadual MT-358 e MT-339 no Assentamento Antônio Conselheiro, no município de Tangará da Serra.
O tenente-coronel Vanilson da Silva Moraes, comandante do batalhão da Polícia Militar em Tangará da Serra, informou que o boletim de ocorrência foi registrado na manhã de domingo (17/10) por um produtor rural de Campos de Júlio. No fim da tarde, a equipe da PM que fez a abordagem identificou que os animais pertenciam ao produtor rural.
Os animais foram entregues ao proprietário e os caminhões levados para o pátio da Delegacia da Polícia Judiciária Civil. Os dois motoristas presos foram conduzidos para a Central de Flagrantes em Tangará da Serra.
Sobre o Patrulhamento Rural – Implantado em Mato Grosso pela Polícia Militar (PM), começou com um projeto piloto no Sindicato Rural de Rondonópolis, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), para coibir e reduzir os índices de roubos e furtos nas áreas rurais do estado. A parceria prosperou e já são mais de 10 Sindicatos Rurais de Mato Grosso envolvidos neste programa. Em 2021 são 1.600 propriedades rurais cadastradas e cerca de 700 placas fixadas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) também é parceiro do Projeto de Patrulhamento Rural. O papel da instituição é capacitar e qualificar os militares para que eles possam utilizar equipamentos modernos como drones e outros para atingir áreas maiores na hora de fazer o patrulhamento. O Senar-MT já deu mais de 10 treinamentos para policiais militares que fazem parte deste projeto.
Apreensões:
81 animais (quatro estavam mortos)
2 caminhões apreendidos
2 pessoas presas em flagrante
2 armas de fogo
Ascom Famato