Famato convida produtores rurais para rodada de reuniões públicas

Post Image

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) vai participar de uma rodada de reuniões públicas, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para debater o Plano Integrado de Recursos Hídricos das Bacias do Alto Paraguai Médio e Superior. As reuniões serão híbridas (presenciais e por transmissão ao vivo pela internet), nas cidades de Mirassol D’Oeste (25/10), Barra do Bugres (26/10), Denise (27/10) e Arenápolis (28/10). Os produtores rurais estão convidados para participar. 

 

Segundo a analista de Meio de Ambiente da Famato Laura Rutz, é importante que todos os produtores rurais que possuem propriedades rurais na Bacia Alto do Paraguai (BAP) participem das reuniões públicas, pois é a partir delas que sairão diretrizes para o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Paraguai (PRH Paraguai).

 

“Nas reuniões os produtores poderão entender e tirar dúvidas sobre o que é o PRH Paraguai, expor as necessidades e os principais gargalos da região. E essas informações poderão complementar o plano de bacia. O plano vai servir de diretriz na orientação de novas legislações e formas de uso dos Recursos Hídricos, por isso é importante a participação de todos”, complementou Laura Rutz.

 

Os produtores rurais interessados devem se inscrever enviando nome completo e CPF para o e-mail: siteupgp2p3@gmail.com, com o assunto "Inscrição". Após o envio do e-mail, o local e o link para participação online serão disponibilizados.

 

Nos eventos será apresentada a proposta de enquadramento dos corpos d’água em classes, que é a última fase de consulta pública. De acordo com a Sema, este enquadramento busca assegurar às águas a qualidade compatível com o uso a que for destinado e diminuir os custos de combate à poluição das águas por meio de ações preventivas permanentes. Como resultado final, os planos deverão apresentar o que é possível planejar para os rios do futuro, levando em consideração limites técnicos, econômicos e sociais.

 

O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec), e Fundação Uniselva.

 

Assista o vídeo sobre o PRH Paraguai no YouTube: https://youtu.be/L4WTckkc4G8

 

 

 PROGRAMAÇÃO das reuniões públicas:

 

Data: 25/10/2021

Onde: Mirassol D’Oeste

Horário: 19h

 

Data: 26/10/2021

Onde: Barra do Bugres

Horário: 19h

 

Data: 27/10/2021

Onde: Denise

Horário: 19h

 

Data: 28/10/2021

Onde: Arenápolis

Horário: 19h