A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

27/08/2021

Summit AgriHub debate a importância de parcerias para o desenvolvimento do agronegócio

Fonte: siteadmin
Post Image

Realizado pelo Agrihub, o 1º hub de inovação Agro de Mato Grosso, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), esta é a 2ª edição do evento Summit AgriHub, que desta vez aconteceu 100% online. Na parte da manhã o Engenheiro Agrônomo e doutor em Administração, Marcos Fava Neves, destacou a importância das parcerias estratégicas para a difusão da inovação.

 

Fava Neves descreveu a inovação como uma das principais bases para o desenvolvimento do agronegócio que sempre busca o aumento de produtividade. Para ele, o agro é um dos poucos setores que ainda pode colocar o Brasil entre líderes do mundo: “O Brasil é um país de oportunidades, tem espaço para crescer e para isso precisamos construir margens. E o universo de inovação, o universo das startups, vai possibilitar essa construção”, pontuou.

 

O especialista enfatizou que é preciso orientar as startups para grandes áreas como: rastreabilidade, diferenciação, ambiental, gestão, tecnologia, proteção de dados, de informação e de segurança, coordenação social e a busca por resultados. Ele defende ainda que é necessário incentivar os jovens e inserir nas universidades o pensamento de que as maiores e melhores inovações devem ser feitas no Brasil.

 

“Não devemos gerar somente ideias ou inovações para o elo agrícola. Nós temos que gerar para as empresas de insumos, distribuidores, cooperativas, agroindústrias, distribuidoras de alimentos e de coisas que facilitem a vida dos consumidores finais, conectando-os a toda essa cadeia produtiva”, apontou o palestrante.

 

Durante o debate, o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, falou sobre a conexão que o Instituto AgriHub tem com os produtores rurais. “O AgriHub tem proximidade com os produtores da Rede de Fazendas Alfas, o que facilita identificar as melhores tecnologias dentre as inúmeras que existem. O que acontece em alguns casos é que as empresas trazem soluções de problemas que nós não temos. Aí entra o importante papel do AgriHub em fazer esse filtro”, explicou Corral.

 

Segundo o diretor do Centro de Expertise em Agricultura tropical da Bayer, Dirceu Ferreira Júnior, a proposta é trabalhar em parceria com o Instituto AgriHub sempre atento às demandas dos agricultores. “Cabe a nós, junto com os hubs de inovação, no caso o AgriHub, fazermos essa pesquisa, conversar mais profundamente com o produtor para identificar onde construir soluções concretas que resolvam os problemas”, disse Dirceu.

 

Gregory Riordan, diretor de tecnologias digitais para América do Sul na CNH Industrial, falou sobre as parcerias entre o agro e as telecomunicações para resolver o grande desafio em levar conectividade ao campo. Segundo ele, antes das parcerias, cada empresa visava a conectividade somente para diferenciar seu produto. Hoje isso é diferente, ou seja, a conectividade pode ser enxergada como uma solução e não um problema: “Entendemos que vai muito além, o objetivo é algo maior, é levar a digitalização ao campo. Uma vez entendido isso, fica mais fácil a empresa investir o recurso em algo que não beneficia apenas ela, mas beneficia também o concorrente, a sociedade e o país como um todo”, pontuou.

 

Para finalizar, Gregory afirmou que a conectividade ainda é um gargalo no país como um todo e não apenas no agro. “É difícil pensar que uma empresa ou poucas empresas possam resolver isso sozinhas, por isso a parceria e a colaboração são fundamentais. Elas envolvem não só as empresas, envolvem articulação com o governo, diálogo, conscientização do produtor e da sociedade”, completou Gregory.

 

 

 

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR