Embaixadores dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, União Europeia e Noruega estiveram em Mato Grosso na segunda-feira (07/06) reunidos com lideranças do Agro, da Indústria e do Governo do Estado.
Entre os objetivos dos embaixadores no encontro estavam: conhecer as potencialidades da produção agropecuária de Mato Grosso e estabelecer parcerias com o Governo em assuntos relacionados, principalmente, ao meio ambiente e em projetos para as áreas de saúde, educação, segurança e tecnologia.
O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, fez a abertura do evento enfatizando a importância da visita: "É muito importante essa visita para que eles vejam exatamente o que fazemos e o que somos, não da maneira equivocada que muitas vezes é apresentada lá fora. A vinda dos embaixadores é uma oportunidade para mostrarmos tanto o potencial de produção como a questão ambiental que estamos fazendo corretamente e com uma legislação própria", afirmou.
O superintendente do Imea, Daniel Latorraca, apresentou dados da produção agrícola e da pecuária mato-grossense e esclareceu sobre a distribuição, logística e exportação dos grãos, carnes e fibras.
Os embaixadores Todd C. Chapman (Estados Unidos), Heiko Thoms (Alemanha), Peter Wilson (Reino Unido), Ignacio Ybañez Rubio (União Europeia) e Livia Kramer (representando o Embaixador da Noruega, Nils Gunneng) se surpreenderam com os dados e falaram sobre as relações comerciais entre os países. Além disso, destacaram a importância de incluir a pauta ambiental nas discussões e parcerias internacionais.
Além do presidente da Famato, participaram Francisco de Castro (primeiro vice-presidente e superintendente do Senar-MT), Marcos da Rosa (segundo vice-presidente e diretor executivo), José Luiz Fidelis (diretor de Relações Institucionais) e Otávio Celidonio (diretor executivo do AgriHub).
O encontro teve a presença do governador Mauro Mendes, dos secretários Mauro Carvalho Junior (Casa Civil), Cesar Miranda (Sedec), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), Rita Chiletto (Assessora Internacional), do presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, e do vice-presidente, Silvio Rangel.
Espanha – Na última quarta-feira (02/06), o Sistema Famato também recebeu a visita do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, junto com sua esposa, Angeles Cano, o conselheiro de Educação da embaixada, Pedro Cortegoso Fernández, e a conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação, Elisa Barahona Nieto.
Ferrando García agradeceu a receptividade e colocou-se à disposição para estreitar parcerias e relacionamento com setor. Abordou os desafios que os produtores rurais da Espanha ainda enfrentam na produção agrícola, como a sucessão familiar e as demandas de um mercado cada vez mais exigente por produtos agroecológicos. Pontuou a força do cooperativismo no país que conta com aproximadamente 3 mil cooperativas – a maioria formada por pequenos produtores.
O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, falou sobre os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por instituições renomadas como a Embrapa para melhorar a produtividade das lavouras e o rendimento dos animais. Destacou também a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) – uma estratégia de produção em crescimento no Brasil – que será o foco dos trabalhos do Centro de Excelência em ILPF, em fase de implantação pelo Senar, em Tangará da Serra-MT.