O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, participou nesta terça-feira (11/05) do lançamento do projeto piloto 5GSA que está sendo implantado em uma área rural de Rondonópolis. Os testes estão ocorrendo na fazenda modelo do Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA), no município.
Foi a primeira visita de campo de conectividade rural, liderada pelo Ministério das Comunicações e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para mostrar aplicações de tecnologia 5GSA no agronegócio aos congressistas membros da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), lideranças do agro e da indústria.
A apresentação foi feita pela Tim e pela Nokia e teve a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Segundo Normando Corral, a tecnologia 5G vai auxiliar os produtores rurais no dia a dia: “É uma oportunidade de melhorar a conectividade no campo tanto nos trabalhos e manutenção das máquinas agrícolas, como para testar novas tecnologias que contribuam para aumentar a rentabilidade", afirmou.
Também estavam presentes o senador Wellington Fagundes, o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, o diretor executivo do AgriHub, Otávio Celidonio, e o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.