O Sistema Famato lamenta profundamente a morte do produtor rural Herbert Bartz, de 83 anos, considerado pioneiro no plantio direto no Brasil – técnica que garante até hoje a sustentabilidade da produção agrícola nacional e tornou-se referência mundial.
Bartz faleceu nesta sexta-feira (29) de complicações oriundas de uma pneumonia. Ele residia em Rolândia, no Paraná, e deixa esposa e um casal de filhos.
O produtor começou as pesquisas com o plantio direto na palha em 1970. A prática revolucionou o modo de produzir grãos no país. A história de Bartz é uma inspiração para o agronegócio brasileiro e mundial, pois suas pesquisas com o plantio direto contribuíram para que os produtores aumentassem a produção através da produtividade, promovendo o fortalecimento e a sustentabilidade da atividade agrícola.
O Sistema Famato considera a morte de Bartz uma grande perda para o Agro. Transmitimos aos familiares, amigos, pesquisadores e todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, nossas mais sinceras condolências.