Nesta sexta-feira (30/10), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) abriu as portas da instituição para receber o I Simpósio Mato-grossense de Combate à Falsificação, Pirataria e Contrabando de Bebidas e Defensivos Agrícolas. O evento é uma realização do 27º Batalhão de Polícia Militar Fazendário (BPMFAZ).
O objetivo é a capacitação de policiais militares do BPMFAZ, unidades da PM de Cuiabá, Várzea Grande e de outros municípios do estado e instituições parceiras. “A ideia é promover ainda mais conhecimento sobre os crimes de pirataria, falsificação e contrabando para que estejamos preparados para identificar e coibir essas práticas criminosas em Mato Grosso”, disse o tenente-coronel do 27º Batalhão de PM Fazendário, Waldir Félix Oliveira Paixão Júnior.
O Sistema Famato foi representado pelo diretor de Relações Institucionais, José Luiz Fidelis, que falou sobre a parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso e a importância da atuação da PM no campo. “O Sistema Famato e a Polícia Militar de Mato Grosso estão unidos com o objetivo de monitorar esse comércio ilegal de defensivos agrícolas e ainda antecipar ações para cessar as ameaças ao setor agropecuário”, disse Fidelis.
Para o diretor, praticamente todos os produtos, independentemente de segmento, são passíveis de adulteração ou contrabando. Entretanto, no caso do agro, defensivos agrícolas, medicamentos veterinários, fertilizantes e produtos fitossanitários estão entre os mais impactados pelo comércio ilícito.
Fidelis falou também sobre o projeto pioneiro em Rondonópolis de patrulhamento rural, que já está em operação em outros municípios do estado e é fruto da parceria entre o Sistema Famato e a PM.
Durante o evento, especialistas abordaram sobre o mercado ilegal de bebidas e defensivos agrícolas. Joy Rodrigues, da Bayer, falou sobre o combate ao mercado ilegal de defensivos agrícolas e Rodrigo Gianni Carney, da Associação Brasileira de Bebidas (Abrape), apresentou um panorama sobre o setor de bebidas.
O comandante geral da PM-MT, coronel Jonildo José de Assis, agradeceu ao Sistema Famato pelo comprometimento com a segurança pública, assim como a toda a corporação que se mostrou aberta aos novos caminhos do conhecimento como, por exemplo, o da era digital.
Também participaram da capacitação autoridades militares, servidores da Secretaria de Estado de Fazenda, Ibama, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário.
O evento respeitou as medidas de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.