O Sistema Famato recebeu esta semana (06/10) a visita do Senador Welington Fagundes. Na oportunidade o parlamentar apresentou a proposta do Estatuto do Pantanal que está sendo elaborado no Congresso Nacional. O objetivo é estabelecer diretrizes para políticas públicas de proteção e conservação do Pantanal assim como o desenvolvimento das atividades econômicas exercidas no bioma.
O estatuto prevê: políticas de proteção ambiental, diretrizes para o desenvolvimento do bioma Pantanal, trabalhos de educação ambiental e diretrizes que deverão ser observadas pela União, Estados e Municípios
A área técnica do Sistema Famato analisou o projeto e apresentou sugestões de melhorias no texto. A assessoria técnica do senador ficou de avaliar as observações e discuti-las posteriormente em uma outra reunião com o setor.
Participaram o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, diretor Administrativo e Financeiro, Vilmondes Tomain, gestora do Núcleo Técnico, Lucélia Avi, consultor técnico da Acrimat, Amado de Oliveira, Coronel Wilker Soares Sodré, Tenente-Coronel Gleber Candido Moreno, o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, e representantes da Embrapa Pantanal e assessoria técnica do senador.
Campo Seguro – Na reunião também foi falado sobre o projeto Campo Seguro Patrulha Georreferenciada que receberá aporte financeiro via emenda parlamentar para os 15 comandos regionais distribuídos no Estado com o objetivo de auxiliar na segurança rural.
O projeto é uma parceira da PM de Mato Grosso com a Famato. Começou em 2014 na região sul do estado com um projeto piloto em Rondonópolis liderado pela 14ª Companhia Independente de Polícia Militar e Força Tática. A ideia é expandir a patrulha para todos os municípios do Estado.